20 mortes por febre amarela são registradas no Estado de São Paulo

0
23

De acordo com dados do boletim epidemiológico da Secretaria Estadual da Saúde do Estado de São Paulo, foi registrado, entre dezembro de 2024 e fevereiro deste ano, 20 óbitos decorrentes da febre amarela. Ao todo, foram confirmados 32 casos em todo o estado. Entenda melhor e saiba como se prevenir!

Casos de febre amarela em São Paulo

O primeiro caso do ano de febre amarela foi confirmado em janeiro deste ano, após uma pessoa não vacinada passar o fim de semana em uma chácara em Socorro – SP. Agora, como já citado, o estado confirmou 32 casos no período de dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, sendo o maior número de casos registrados desde 2018.

Segundo o boletim, 81% das pessoas infectadas pelo vírus não tinham sido vacinadas contra a doença.

O que é a febre amarela?

A febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pela picada de mosquito. Um indicador da presença dos mosquistos transmissores se dá pela morte de macacos, que sofrem pela alta mortalidade quando contaminados. Assim, as equipes de saúde do município devem sem informadas imediatamente quando ocorrer o avistamento de macacos mortos.

Como se prevenir da febre amarela?

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), o principal meio de prevenção contra a doença é a vacinação. A vacina é oferecida para toda a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2017, por meio do esquema vacinal de uma única dose ao longo da vida, em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

vacina contra a febre amarela (VFA) é altamente eficaz, proporcionando imunidade em 95% a 99% dos adultos vacinados e cerca de 90% das crianças pequenas. Algumas reações podem ser notadas após a vacinação, como hipersensibilidade e as manifestações da própria doença com o desenvolvimento dos sinais e sintomas observados.

Seja um MedCofer!

Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCofer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.