20.2 C
São Paulo
sexta-feira, 22 novembro
InícioCarreira MédicaConheça as 10 especialidades médicas mais disputadas do Brasil

Conheça as 10 especialidades médicas mais disputadas do Brasil

especialidades médicas

Especialização para médicos: A escolha da especialização em medicina é muito importante para recém formados. | Foto: Pexels. 

 

 

Quando o médico se forma, ou está próximo de se formar na faculdade, ele precisa decidir em qual área das diversas especialidades médicas vai focar. Existem inúmeras opções de residência médica que um recém formado pode escolher, dentre elas, algumas mais ou menos concorridas, com diferentes salários e disponibilidades. Analisar tudo cuidadosamente antes de escolher sua especialização médica na residência é essencial, pois vai determinar o que possivelmente fará pelo resto da vida dentro da profissão.

Por isso, trouxemos esse artigo baseado em dados do levantamento chamado de “Demografia Médica do Brasil” para mostrar as 10 especialidades médicas mais desejadas do país.

 

 

As 10 especialidades médicas mais disputadas 

Dá para ver pela relação candidato e vaga de alguns concursos importantes de residência que o padrão de busca se mantém em alguns lugares. Vários fatores são levados em consideração na hora de entrar para uma especialidade médica, dentre eles estão salário e aplicação de conhecimentos.

Confira abaixo as 10 principais especialidades médicas escolhidas pelos recém formados, quais suas particularidades, salários, tempo de estudo e área de atuação:

 

1 – Clínica médica 

A residência de clínica médica é bastante procurada, tanto por ser uma das que mais tem vagas anuais, quanto por ser uma das especialidades médicas que mais é requisito de outras. Essa é direta, ou seja, não tem pré requisitos.

Ela tem 2 anos de duração, com uma carga horária de 60 horas semanais. As atividades de clínica médica são ambulatoriais, de emergência, rodízios e especialidade. 

Os residentes recebem uma bolsa de R$ 4 mil em média, porém o salário de um médico clínico, após o término da residência, gira em torno de 7 mil e 17 mil reais.

 

2 – Pediatria 

Pediatria é uma das especialidades médicas mais concorridas, pois tratar de crianças é um dos objetivos de muitos jovens médicos, por achar essa especialidade bonita e virtuosa. De acordo com a SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria), cerca de 1900 vagas de residência nessa especialidade são ofertadas por ano.

A carga horária semanal dessa residência é de 60 horas, sendo 40 de trabalho normal e 20 de plantão. O salário de um pediatra varia entre 6 e 20 mil reais em média. Mas a verdadeira recompensa é ver as crianças saudáveis.

 

3 – Cirurgia Geral 

A cirurgia geral já é a residência escolhida por muitos desde que entram na medicina. Essa é uma das especialidades médicas que exige mais habilidades peculiares. Habilidades manuais, resistência física, emocional e outros fatores são fundamentais. A área é direta e tem residência de dois anos. O residente R1 em cirurgia recebe uma bolsa de estudo de cerca de 3 mil reais.

 

4 – Ginecologia e Obstetrícia 

Das especialidades médicas, a ginecologia e obstetrícia tem por objetivo promover e tratar a saúde das mulheres em todas as fases da vida, diagnosticando-as e prevenindo doenças. A obstetrícia em específico, cuida do corpo feminino durante o processo de gravidez.  A residência dura 3 anos e a média de salário é de 6 mil reais.

 

5 – Anestesiologia 

A anestesiologia é uma das especialidades médicas mais importantes da medicina, por cuidar dos sinais vitais de pacientes em procedimentos cirúrgicos. Ao contrário do que muitos podem pensar, o anestesista também está presente no pós operatório. A bolsa de um residente nesta especialidade está em cerca de 3300 reais, ao passo que o salário de um profissional gira entre 6 e 12 mil.

 

6 – Medicina do trabalho 

A medicina do trabalho é uma das especialidades médicas com mais diferenças. Ao contrário das outras, ela não lida com tratamentos, mas com prevenção de ocorrências no ambiente de trabalho. A residência dura dois anos e o salário fica na média de 8 mil reais.

 

7 – Ortopedia e traumatologia 

O ortopedista cuida mais de problemas crônicos e congênitos como dor nas costas e postura errada. Já o traumatologista cuida de casos mais emergenciais como fraturas, rompimento de ligamentos e outras coisas. A residência nessa especialidade dura 3 anos em média.

 

8 – Cardiologia 

A cardiologia é uma das especialidades médicas mais importantes. Tendo em vista que cuida do coração e do sistema vascular. A residência em cardio tem pré-requisitos, sendo eles: dois anos em clínica médica e mais dois anos em cardiologia. A saber, mais de 54% das residências em cardiologia estão no sudeste, tornando a região um grande polo da especialidade

 

9 – Oftalmologia 

A visão é um dos sentidos mais importantes do ser humano. Por isso que a oftalmologia é uma das especialidades médicas mais procuradas. Esse é o profissional responsável por diagnosticar e tratar os problemas de visão de seus pacientes. A residência do oftalmo é de acesso direto, sem pré-requisitos e dura 3 anos. Além disso, o salário varia entre 4 e 10 mil reais.

 

10 – Anestesiologista 

É uma das especialidades que vem crescendo no Brasil e possui a melhor remuneração: R$ 11.416,00. Para ser residente nesta especialização, você deve gostar de procedimentos invasivos e se manter sempre atualizado na área, pois não se limita apenas ao Centro Cirúrgico. A residência médica tem duração de 3 anos.

 

 

 

Como estudar para a residência? 

Os cursos de residência das especialidades médicas são bastante disputados. Portanto, um bom curso preparatório se faz necessário, para que o estudante reveja tudo que aprendeu na graduação. Por isso, o MedCof tem o melhor método, com cursos focados em cada especialidade médica.

 

 

Leia também:

 

 

POSTS RELACIONADOS