As diretrizes de 2023 da American Diabetes Association (ADA) e da Sociedade Brasileira de Diabetes trazem atualizações para tratar a pré-diabetes.
Resumo
Definição de pré-diabetes
A Pré-Diabetes é uma nomenclatura utilizada para definir uma condição clínica que a evolução natural, ou seja, na ausência de intervenções, levará ao Diabetes propriamente dito e suas complicações.
Definimos a Pré-DM com uma Glicemia de Jejum 100-126 mg/dl ou Glicemia duas horas após o TOTG 140-200 mg/dl ou Hemoglobina Glicada 5,7-6,5 %.
Tratamento da pré-diabetes
O tratamento para indivíduos diagnosticados com pré-diabetes é interdisciplinar e integral, entendendo que apesar de não ter o Diabetes estabelecido, esse paciente já tem um risco de morte e eventos cardiovasculares maiores do que a população geral.
Além disso, é importante realizar a triagem e tratar condições que aumentem o risco cardiovascular como Hipertensão, tabagismo e dislipidemias.
Pré-DM + Sobrepeso/Obesidade
Está recomendado para todos pacientes que tenham um IMC elevado associado ao Pré-Diabetes mudanças do estilo de vida para atingir e manter uma redução de peso de pelo menos 7% por meio de uma dieta saudável e atividade física de intensidade moderada ≥ 150 min/semana.
Quando considerar o tratamento farmacológico com Metformina?
- Pacientes entre 25-59 anos de idade, com IMC ≥ 35 kg/m2, glicemia de jejum ≥ 110 mg/dL, HbA1c ≥ 6,0%
- Mulheres com história de Diabetes Mellitus Gestacional.
História de AVC + Resistência insulínica + Pré-Diabetes
Nesses pacientes a Pioglitazona é uma possibilidade para diminuir o risco de acidente vascular cerebral ou infarto do miocárdio.
Cuidado: A pioglitazona está associada ao aumento do risco de ganho de peso, edema e fraturas, portanto, caso seja indicada, prescrever em baixas doses.
Atenção para as Estatinas!
Terapia com estatina pode aumentar o risco de DM2 em pacientes de alto risco.
Nesses indivíduos, o status glicêmico deve ser monitorado regularmente e as abordagens de prevenção do diabetes devem ser reforçadas. Entretanto, a recomendação é que as estatinas não sejam descontinuadas no tratamento das dislipidemias.
Por fim, é importante ressaltar que as diretrizes de 2023 enfatizam uma abordagem individualizada no tratamento da pré-diabetes, levando em consideração as características e preferências de cada paciente. O objetivo principal é prevenir ou atrasar a progressão para a diabetes tipo 2, reduzir o risco cardiovascular e melhorar a qualidade de vida.
Conquiste a aprovação
As provas de residência estão cada vez mais perto! Se você quer ser mais um aprovado nas melhores residências médicas do país, então conheça o Grupo MedCof! Temos um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2023/2024.