17.1 C
São Paulo
segunda-feira, 25 novembro
InícioClínica MédicaMartelo neurológico: por quê preciso ter na mala de plantão?

Martelo neurológico: por quê preciso ter na mala de plantão?

martelo de reflexo neurológico, martelo neurologico, martelo de reflexo neurologico, martelo reflexo, martelinho de reflexo, martelo medico, martelo para reflexos, martelo de reflexo, reflexo neurologico, respostas neurológicas

Entenda de forma prática a importância deste item médico que ajuda a identificar as respostas neurológicas do paciente

Resumo

Definição de martelo neurológico

Em primeiro lugar, o martelo neurológico, também chamado de martelo de reflexo, é um item médico que realiza testes para identificação das condições de resposta neurológica dos pacientes. Dessa maneira, a ferramenta ajuda em alguns casos, como veremos no decorrer deste post.

Uso do martelo neurológico

Antes de tudo, em uma queixa de fraqueza, precisamos determinar a topografia da lesão. Para isso, deve-se entender a síndrome do primeiro e segundo neurônio:

No primeiro neurônio há fraqueza, aumento do tônus muscular, aumento de reflexos osteotendíneos profundos e reflexo cutâneo plantar em extensão.

Enquanto o segundo neurônio é marcado por fraqueza, redução do tônus muscular, reflexos reduzidos osteotendinosos e reflexo cutâneo plantar em flexão. Veja a tabela abaixo:

martelo de reflexo neurológico, martelo neurologico, martelo de reflexo neurologico, martelo reflexo, martelinho de reflexo, martelo medico, martelo para reflexos, martelo de reflexo, reflexo neurologico, respostas neurológicas

Com isso, infere-se que o reflexo pode ajudar a determinar onde está a lesão. Vamos pensar no seguinte caso:

  • Jovem, 22 anos, sem comorbidades e sem uso de medicações, procura atendimento médico por mal-estar e fraqueza inespecíficos. Exames laboratoriais dentro da normalidade, recebe alta com sintomáticos e sem investigação. Em seguida, o quadro evoluiu com piora progressiva, agora com dificuldade para subir as escadas e parestesia em extremidades. Além disso, o paciente informa ter tido quadro infeccioso intestinal no último mês (evento que não tinha valorizado no primeiro atendimento). Ao realizar o teste de reflexos nota-se abolição dos reflexos em membros inferiores. Neste momento o médico suspeita de polirradiculoneurite aguda e solicita coleta de líquor (com presença de dissociação albumina-citológica). Por fim, paciente é internado para terapia específica (plasmaferese x imunoglobulina).

 

Neste caso, o uso do martelo neurológico logo no primeiro atendimento poderia indicar a suspeita de doença de comprometimento do sistema nervoso periférico. Podendo, portanto, contribuir na investigação etiológica.

 

Então adquira já o seu martelo neurológico e utilize sempre em que houver queixa de fraqueza

Conquiste a aprovação

As provas de residência estão cada vez mais perto! Se você quer ser mais um aprovado nas melhores residências médicas do país, então conheça o Grupo MedCof! Temos um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2023/2024!

medcof residencia medica, curso Intensivo para Residência Médica, curso para residência médica, medcof hiit, aulas medcof,
Grupo MedCof
Grupo MedCof
Tendo aulas baseadas em questões, + de 115 subespecialistas disponíveis e uma metodologia única, você pode se juntar ao nosso time que conta com mais de 10 mil ...
POSTS RELACIONADOS