O
Transtorno de Personalidade é um padrão comportamental constante que resulta em problema para o indivíduo ou em suas relações interpessoais
O que é personalidade?
Segundo a DSM (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) a personalidade é um
padrão persistente e único de comportamento. Esse conceito desempenha um papel fundamental na clínica psiquiátrica e é central no modelo Psicobiológico de Cloninger para o desenvolvimento da personalidade.Esse modelo se baseia na interação entre dois componentes: o
Temperamento (Inato e determinado biologicamente) e o
Caráter (construído ao longo do desenvolvimento), que determinam características da personalidade como a extroversão/ introversão, socialização/Cordialidade, Realização/conscienciosidade, neuroticismo (rigidez comportamental) e a abertura (capacidade de experiência)
O que é o Transtorno de Personalidade?
O transtorno de personalidade é um padrão comportamental constante que resulta em problema para o indivíduo ou em suas relações interpessoais. Esse padrão é atípico em relação às normas sociais da sociedade em que a pessoa está inserida. O diagnóstico desse transtorno é realizado clinicamente em pacientes maiores de idade, e é importante ressaltar que não deve resultar em estigmatização do paciente.
Tipificação
O DSM categoriza os transtornos de personalidade em 10 tipos, organizados em 3 grupos (A, B e C) de acordo com suas características distintas:
Transtorno de Personalidade Grupo A : Reduzida dependência de gratificação
Paranóide
– Desconfiança excessiva e anormal em relação aos outros
Esquizóide
– Pouca necessidade do outro– Isolamento social
Esquizotípica
– Ideias e comportamento excêntrico
Transtorno de Personalidade Grupo B: Elevada sensibilidade ao tédio e à busca de novidades
Histriônica
– Extrema necessidade de atençãoÉ comum que esse transtorno de personalidade se pronuncie na clínica médica por meio da somatização de uma doença pelo paciente -conscientemente ou não- em busca de cuidados médicos.
Borderline
– Vivências afetivas intensa– Sentimento persistente de vazio– Dinâmica interpessoal afetada– Instabilidade emocionalO GPM (Manejo clínico de pacientes com Borderline) indica as seguintes práticas médicas no tratamento do Transtorno de Personalidade Borderline:
- Validação do sofrimento
- Responsabilização pelas atitudes
- Evitar medicação excessiva
- Planos de contingência
- Aliança terapêutica
- Genuinidade do atendimento
- Proatividade do atendimento
Antissocial
– Incapacidade de empatizar– Manipulação dos outros em busca de ganho pessoal
Narcisista
– Estima elevada– Falta de empatia
Transtorno de Personalidade Grupo C (cluster) : Tendência de esquiva a danos
Anancástico
– Rigidez nas regras– Perfeccionismo– ObstinaçãoEste transtorno de personalidade pode ser confundido com TOC, mas deve ser feito o diagnóstico diferencial pelo médico psiquiatra.
Esquiva
– Esquiva ao contato interpessoal devido ao medo da rejeição
Dependente
– Incapacidade de autodeterminação– Submissão Para obter mais informações sobre o tema “Transtorno de Personalidade”, você pode assistir o vídeo do Prof. Luís Francisco Kohatsu Coutinho no MedCof Academy disponível gratuitamente.
Conquiste a aprovação
As provas de residência médica estão cada vez mais perto! Se você quer
ser mais um aprovado nas vagas das melhores instituições do país, então conheça o
Grupo MedCof! Temos um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2023/2024!