As atualizações de higiene do cordão umbilical no recém-nascido podem cair na sua prova de residência! Portanto, para estar preparado, leia este post até o final!
Veja a mais
O que a má higienização do cordão umbilical pode causar?
A colonização bacteriana do cordão umbilical, causada pela má higienização, pode ocasionar onfalite, tromboflebite, celulite, fasciíte necrosante e até tétano.
Higiene do cordão umbilical no recém-nascido
No mundo, a principal causa de morbimortalidade neonatal são as infecções pós-parto. O coto umbilical pode se tornar uma porta de entrada para várias bactérias patogênicas invasivas por ser um substrato ideal para o crescimento bacteriano. Além disso, o coto umbilical fornece acesso direto à corrente sanguínea.
O que a má higienização do cordão umbilical pode causar?
A colonização bacteriana do cordão umbilical, causada pela má higienização, pode ocasionar onfalite, tromboflebite, celulite, fasciíte necrosante e até tétano.
Como cuidar do cordão umbilical do recém nascido?
Apesar da forte utilização do álcool 70% no nosso país, em 2021 a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou uma atualização sobre cuidados de pele no recém nascido que muda essa recomendação.
Sendo assim, bebês nascidos em ambientes hospitalares ou locais de baixa mortalidade neonatal, recebem a recomendação de que a limpeza do coto umbilical seja com água e sabão e preservação seca. Dessa forma, o uso de antissépticos, como clorexidina e álcool 70% não são necessários. O embasamento para essa recomendação foram estudos que indicaram a não redução significativa do risco de onfalite, que já é baixo nestes casos.
Além disso, em bebês nascidos em ambientes de alta mortalidade neonatal (taxa de mortalidade neonatal > 30 por 1000 nascidos vivos) ou através de partos domiciliares, em que não há utilização de materiais estéreis no clampeamento e corte do cordão, deve-se realizar a higienização do coto umbilical com a aplicação de solução ou gel de clorexidina (4%), uma vez ao dia durante a 1ª semana de vida.
Outro ponto importante, é que se observou que o coto umbilical se desprende mais rapidamente quando lavado apenas com água e sabão. A diferença de tempo até desprendimento é de cerca de um dia quando comparamos o uso de água e sabão e uso de álcool 70%. Quando usada clorexidina, notou-se uma demora maior para o desprendimento, totalizando cerca de 3 dias a mais.
Recomendações adicionais
Ademais, deve-se manter a higiene adequada das mãos de quem for manipular o recém nascido, bem como a troca de fraldas deve ser frequente.
Após essas atualizações, cabe ao médico avaliar cada contexto e individualizar a orientação sobre o uso ou não de antissépticos no cuidado do coto umbilical em recém nascidos.
Código da aprovação
As provas de residência médica já começaram! Se você quer garantir a sua aprovação nesta resta final, então conheça o Grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Por fim, você pode acessar o nosso canal do youtube e ver o nosso material de revisão e correção.