Volvo intestinal: Aprenda a identificar e não erre mais

0
5504
volvo sigmoide, Dor abdominal, volvulo intestinal, vólvulo intestinal, volvos intestinais, volvo intestino, volvo intestinal sintoma, intestino volvo, o que é volvo intestinal,
O vólvulo (ou volvo) intestinal é uma emergência médica caracterizada pela torção anormal de uma parte do intestino sobre si mesma.
volvo sigmoide, Dor abdominal, volvulo intestinal, vólvulo intestinal, volvos intestinais, volvo intestino, volvo intestinal sintoma, intestino volvo, o que é volvo intestinal,

Leia o texto a seguir sobre as principais informações sobre Volvo Intestinal e não erre nas provas de residência médica.

      Leia abaixo

      medcof, medcof academy, hiit medcof, medcof derma, medcof hiit, medcof extensivo, medcof revalida

      Volvo intestinal: Definição

      O vólvulo (ou volvo) intestinal é uma emergência médica caracterizada pela torção anormal de uma parte do intestino sobre si mesma. Assim, ele leva à obstrução do fluxo de conteúdo intestinal, fazendo um importante diagnóstico diferencial dentro da entidade do abdome agudo obstrutivo.

       

      Essa torção pode ocorrer em qualquer parte do trato gastrointestinal, mas é mais comum no intestino delgado e no cólon. Desse modo, se não tratado prontamente, a condição pode resultar em uma série de complicações graves, como isquemia, necrose tecidual, perfuração intestinal e sepse.

      Quadro clínico

      Os sintomas do vólvulo intestinal podem variar dependendo da localização da torção e da gravidade da obstrução.

      1. Dor abdominal intensa: Geralmente é o sintoma mais proeminente. A dor é súbita, grave e pode ser intermitente, pode estar associada ao quadro de peritonite e dor à descompressão brusca.
      2. Distensão abdominal: A torção pode impedir a passagem do gás e das fezes, levando à distensão.
      3. Vômitos: Os pacientes frequentemente apresentam vômitos que podem ser biliosos (conteúdo verde) devido à obstrução intestinal.
      4. Ausência de eliminação de fezes e gases: que ocorre devido a obstrução.
      5. Sinais de choque: Em casos mais graves, os pacientes podem desenvolver sinais de choque devido à má perfusão tecidual.

      Diagnóstico do Volvo intestinal

      O diagnóstico preciso do vólvulo intestinal envolve a combinação de avaliação clínica, achados radiológicos e, em alguns casos, procedimentos diagnósticos como a laparoscopia.

      Achados Radiológicos

      A utilização da radiografia simples de abdômen é frequente como ponto de partida para avaliar o vólvulo intestinal. Ela pode revelar sinais de obstrução intestinal, distensão do intestino e alguns sinais característicos como o sinal do grão de café, sinal de Frimann-Dahl, ausência de gás retal, sinal de sobreposição do fígado, posição cefálica do sigmoide em relação ao transverso “sinal do hemisfério norte”.

      Volvo sigmoide. Fonte Radiopaedia

      Nesta primeira imagem podemos observar o sinal do grão de café, típico do volvo sigmoide. Na segunda imagem podemos observar o sinal de Frimann-Dahl, quando 3 linhas densas (que representam a parede do sigmoide convergem para o local de obstrução, associado a ausência de gás retal.

      Volvo sigmoide. Fonte Radiopaedia

      Na imagem acima podemos verificar o sinal de sobreposição da alça do sigmoide sobre o fígado

      Volvo cecal. Fonte Radiopaedia

      Tratamento

      Por fim, uma vez confirmada a condição, deve-se iniciar o tratamento imediatamente. Geralmente, isso envolve:

      1. Descompressão: O paciente pode precisar de uma sonda nasogástrica para aliviar a pressão no intestino e remover os líquidos e gases acumulados.
      2. Hidratação e suporte: Pacientes com vólvulo frequentemente têm desequilíbrios hidroeletrolíticos devido a vômitos e falta de ingestão. A reposição adequada é essencial.
      3. Redução por endoscopia: a redução do volvo por sigmoidoscopia flexível pode ser utilizada para a programação cirúrgica se disponível no serviço e se paciente estável.
      4. Cirurgia: o tratamento definitivo é CIRÚRGICO para desfazer a torção e, se necessário, remover partes do intestino comprometido.
        1. Imediata se instabilidade hemodinâmica, sinais de complicações ou falha na distorção endoscópica.
        2. Após 24-72h do volvo, se paciente estável.
      5. Monitoramento pós-operatório: O acompanhamento de perto da recuperação do paciente ocorre para garantir a restauração da circulação intestinal e para evitar complicações.
      volvo intestinal

      Código da aprovação

      Se você viu os resultados das provas de residência médica deste ano e pensou: “O que eu preciso para estar entre os primeiros colocados?”. Saiba que está dúvida será sanada entre os dias 08 e 09 de janeiro com o Código da Aprovação!

       

      Serão 02 dias de um evento 100% gratuito e online que mostrará o caminho para as provas de residência médica que ocorrerão em 2024! Quer saber mais? Então fique atento às atualizações do nosso canal do youtube!

      https://www.youtube.com/watch?v=noaDRv80-L8