Albert Sabin nasceu em 26 de agosto de 1906, em Bialystok, na Polônia. Sua família emigrou para os Estados Unidos em 1921, onde naturalizou-se norte-americano posteriormente.
Iniciou o curso de medicina na Universidade de Nova Iorque e em 1931 concluiu seu doutorado, quando deu início à pesquisa de diversas doenças infecciosas.
Através do Instituto Rockefeller de Pesquisas Médicas, Sabin foi o primeiro pesquisador que demonstrou o crescimento do vírus da poliomielite nas amostras de tecido humano. Também colocou abaixo a teoria de contágio da poliomielite pelas vias aéreas, provando que o trato alimentar era a via primária de infecção. Defendeu, então, a teoria de que se vírus vivos atenuados fossem administrados por via oral, isso proporcionaria maior imunidade contra à doença do que a injeção de vírus mortos, que havia sido desenvolvida por Jonas Salk há um ano, e não apresentaria riscos de contaminação. Em 1960 esse modelo de vacina foi aceito oficialmente nos Estados Unidos e Sabin renunciou os direitos de patente visando facilitar sua utilização em todo o mundo.
Apesar da vacina oral contra poliomielite ser o seu maior feito, o médico e pesquisador também foi médico interno do Hospital Bellevue, professor de pesquisas pediátricas da Universidade de Cininnati, teve grande empenho nos estudos da relação entre vírus e câncer, dedicando parte do seu tempo às pesquisas no Instituto Nacional do Câncer nos Estados Unidos e foi presidente do Instituto de Ciências de Weizmann, em Israel. Além disso, desenvolveu estudos sobre a dengue, a encefalite japonesa e a toxoplasmose.
Sabin esteve no Brasil diversas vezes acompanhando o combate à poliomielite e em 1967 recebeu, do governo brasileiro, a Grã-Cruz do Mérito Nacional. Em 1972 casou-se com a brasileira Heloisa Dunshee de Abranches.
Albert Sabin faleceu em 3 de março de 1993 devido a um ataque cardíaco, na cidade de Washington, nos Estados Unidos.
Referências bibliográficas:
Hospital Albert Sabin.
Personalidades. Revista da Vacina.
Albert Sabin. E-biografia.
Confira as aulas gratuitas, correções de provas e muito mais em nosso canal do YouTube!