Saiba os tipos de intoxicação por mercúrio e como se prevenir.
Sumário
A intoxicação por mercúrio é uma questão antiga, frequentemente associada a distúrbios crônicos relacionados a práticas laborais sem proteções adequadas. Este artigo abordará detalhadamente os aspectos fundamentais da contaminação e infecção por mercúrio, um tema de grande relevância nas provas de residência médica.
O que é mercúrio?
O mercúrio é um metal líquido à temperatura ambiente que apresenta uma baixa pressão de vapor, o que permite a rápida geração de vapores tóxicos com pequenas variações no ambiente ou durante a manipulação. Embora avanços tecnológicos e preocupações ambientais tenham levado à redução do uso de mercúrio, ainda é empregado em setores como mineração, resultando em contaminação ambiental significativa.
Tipos de Exposição
Mercúrio elementar
Via de absorção: Respiratória (vapores de mercúrio).
Intoxicação Aguda: Dispneia, Tosse, Náuseas e Vômitos, Cefaleia, Visão Turva, Gosto metálico na boca.
Intoxicação Crônica– Mercurialismo ou Hidrargirismo, que configura como um quadro neuropsiquiátrico, apresentando uma **Tríade mercurial (**Gengivite, Eretismo psíquico- irritabilidade + hiperecitabilidade e Tremores), é um quadro típico de garimpeiros.
Compostos orgânicos
Via de absorção: gastrintestinal, geralmente ocorre por consumo de peixes que viviam em águas contaminadas da mineração.
O Metilmercúrio (composto orgânico) é a forma mais tóxica do mercúrio, incorporado na cadeia de carbono ele passa a entrar na cadeia alimentar, e se acumulando através da bioacumulação ou magnificção trófica. No corpo humano, por ser muito lipofílic, possu ampla distribuição e capacidade de atravessar a BHE e a barreira placentária, e se acumular no SNC.
Intoxicação: As manifestações clínicas a partir deste tipo de contaminação envolve alterações psiquiátricas (hiperecitabilidade, irritabilidade, depressão, ansiedade), neurológicas (alteração de marcha, sensibilidade e coordenação), cognitivas (perda de memória e dificuldade de aprendizagem), alterações visuais ou auditivas.
👁️🗨️ FIQUE DE OLHO. Recentemente esse tema tomou maior relevância após um problema de saúde pública na Tribo Yanomami que fica entre Roraima e Amazonas em que foram identificados vários casos, inclusive de crianças, apresentando sintomas clínicos compatíveis com a intoxicação de mercúrio, como fruto do garimpo ilegal contaminando os rios locais.
Sais de mercúrio
Via de absorção: Gastrintestinal (consumo direto de substâncias contendo sais de mercúrio).
Intoxicação aguda: Aspecto cinza escuro na boca e laringe, dor abdominal aguda, náuseas e hematêmese, queixa de queimação/ardência no sistema digestivo e nefrotoxicidade.
Intoxicação crônica: envolve alterações psiquiátricas (hiperecitabilidade, irritabilidade, depressão, ansiedade), gengivite, estomatite, hiper-salivação e síndrome nefrótica.
Manejo
O manejo eficaz da intoxicação por mercúrio envolve a prevenção da contaminação, a interrupção da exposição e o tratamento durante a fase aguda. Estratégias incluem:
- Prevenção: Redução do uso de mercúrio, especialmente em práticas industriais.
- A lavagem gastrintestinal está contraindicada se a substância ingerida foi o cloreto de mercúrio.
- O Quelante é utilizado em quadros agudos, que podem ser diagnosticados a partir da dosagem de mercúrio na urina de 24h, um valor ≥ 100 mcg/L em que ocorreu ou pela forma elementar ou inorgânica. Pode-se indicar o uso de:
- Antilevisita britânico ou Dimercaprol: 2,5 a 5 mg/kg de 2 a 1o dias;
- D-penicilamina 250 mg 6/6h
⚠️ LEMBRE-SE: Em todo caso de suspeita de intoxicação de mercúrio deve-se realizar a notificação compulsória e semanal, por intoxicação exógena
Intoxicação de crianças
Ingestão de pilhas e baterias é a principal forma de contaminação de mercúrio por crianças e apresenta os mesmos sintomas apresentados acima.
Fonte: Ministério da Saúde 2023, disponível em https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/edicoes/2023/boletim-epidemiologico-volume-54-no-02/view
O método da sua aprovação !
Você quer garantir sua aprovação ainda este ano? Então conheça o Grupo Medcof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país.