Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) formalizou denúncia sobre o processo seletivo de Residência Médica do IAMSPE 2024 seja cancelado. Confira a resposta do Instituto.
Sumário
CNRM denuncia irregularidades na prova de Residência Médica da IAMSPE 2024
Nessa segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a Comissão Nacional de Residência Médica formalizou denúncia à Coordenação Geral de Residências Médicas (CGRS) solicitando a invalidação do processo seletivo efetuado. Além disso, solicitou também a realização imediata de um novo processo seletivo que seja acompanhado pela Comissão Estadual de Residência Médica do Estado de São Paulo (CEREM/SP).
De acordo com a CNRM, a prova objetiva para candidatos a especialidades de Acesso Direto do Processo Seletivo para Residência Médica IAMSPE 2024 apresentou irregularidades. Dessa forma, a acusação deve-se pelo fato de que o exame, que aconteceu dia 7 de janeiro como única etapa da seleção, não contava com questões que abordavam Medicina Preventiva e Social, Medicina de Família e Comunidade e Saúde Coletiva. Além disso, contava com o dobro de questões estimadas pela CNRM sobre Ginecologia e Obstetrícia.
Segundo a resolução n°17 21 de dezembro de 2022 pela CNRM, para ingresso aos Programas de Residência Médica de especialidades médicas com Acesso Direto, a prova da primeira fase deverá constar igual número de questões para cada grande área da medicina. Sendo assim, as grandes áreas são: Clínica Médica; Cirurgia Geral; Pediatria; Obstetrícia e Ginecologia; Medicina Preventiva e Social, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva. Dessa forma, por contrariar a resolução, a CNRM acusa o processo seletivo de ser invalido.
IAMSPE comunica que o cronograma de matrículas se mantém
Hoje, dia 27 de fevereiro, a IAMSPE publicou um comunicado para manifestar seu posicionamento sobre a denúncia recebida e orientar os aprovados no processo seletivo.
Sendo assim, o Instituto explica que sua COREME teve acesso à denúncia apenas por mídias sociais. Além disso, a Superintendência da IAMSPE e setor jurídico entrarão em contato com a CNRM e tomarão as devidas providências.
Dessa forma, orientou que os aprovados sigam o cronograma de matrículas e compareçam para posse da residência no dia 1 de março de 2024. Por fim, frisou que os aprovados conquistaram a vaga em um processo seletivo que primou pela lisura e organização do evento.
Nota de esclarecimento de IAMPSE sobre ausência de questões de uma das grandes áreas
Devido a inúmeros questionamentos por parte de candidatos que realizaram a prova, o IAMSPE publicou no dia 8 de janeiro uma nota de esclarecimento. Nela, explica a ausência de questões sobre Medicina Preventiva e Social, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva.
Dessa forma, esclarece que o processo seletivo foi elaborado e conduzido pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN). Além disso, manifesta que não houve discriminação do conteúdo programático, seja para Medicina Social, Urgência e Emergência, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia em seu Edital de Abertura de Inscrições, e que não houve contestação dentro do prazo estipulado sobre o Edital.
Por fim, pontua que o processo visava selecionar candidatos mais preparados para atender aos pacientes do Hospital do Servidor Público Estadual que tem a particularidade de serem habitualmente pacientes mais idosos, portadores de doenças crônicas e degenerativas.
Confira as notas de esclarecimentos mencionadas:
Nota de esclarecimento sobre ausência de grande área na prova Nota de esclarecimento sobre denúncia de CNRMComo foi o Processo Seletivo para Residência Médica IAMPSE 2024?
Em novembro de 2023, o IAMSPE abriu o Processo Seletivo para Residência Médica 2024 tanto para especialidades Pré-Requisito quanto para Acesso Direto e Áreas de Atuação. Contando com um total de 228 vagas, sendo 147 para especialidades de Acesso Direto, 13 para Áreas de Atuação e 68 para Pré-Requisito.
O processo ocorreu em uma única etapa, sendo a prova objetiva aplicada dia 7 de janeiro de 2024. Enquanto os candidatos de Acesso Direto e Pré-Requisito tiveram três horas para responderem 80 questões, os de Áreas de Atuação tiveram o mesmo tempo para solucionar 40 questões.
O método da sua aprovação
A metodologia do Grupo MedCof já aprovou mais de 10 mil residentes em todo o país. Quer entrar para nossa estatística? Confira o conteúdo abaixo e outros disponíveis no canal do YouTube sobre como otimizar seus estudos usando nosso método: