20.2 C
São Paulo
sexta-feira, 22 novembro
InícioCarreira MédicaResidência em Ginecologia e Obstetrícia: onde fazer, salário e mais

Residência em Ginecologia e Obstetrícia: onde fazer, salário e mais

Ginecologia e Obstetrícia

Existem várias opções para escolher como especialidade, dentre elas estão Ginecologia e Obstetrícia. Neste caso, o especialista é responsável por diversos aspectos da saúde da mulher, como exames preventivos, quanto pela gravidez e parto.

 

O ginecologista e obstetra lida com cirurgias e procedimentos mais complexos como a histerectomia ou a mastectomia. A ginecologia e obstetrícia é uma especialidade médica que cuida da saúde da mulher em todas as fases da vida

O que faz um ginecologista e obstetra?

 

A ginecologia e obstetrícia é uma especialidade médica que cuida da saúde da mulher em todas as fases da vida, desde a infância até a terceira idade. Os ginecologistas e obstetras são responsáveis por:

  • Realizar exames preventivos, como papanicolau e mamografia;
  • Cuidar da gravidez, do parto e do puerpério;
  • Tratar de doenças do aparelho reprodutor feminino, como câncer de mama, câncer de útero e endometriose;
  • Realizar cirurgias ginecológicas, como histerectomia e mastectomia.

 

Como é a residência de ginecologia e obstetrícia?

 

Os residentes de obstetrícia e ginecologia colocam em prática quase tudo o que aprendem na faculdade. Não só são formados para a promoção da saúde, mas também para a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas com a mulher. Por isso, essa é uma área que exige muito refinamento e contato próximo com os pacientes, sendo necessário construir relações de confiança.

Como o Ginecologista Obstetra pode fornecer todos os níveis de atendimento, os residentes participam de atividades em atendimentos ambulatoriais, hospitalares, clínicos, cirúrgicos e laboratoriais.

Como é o trabalho de um residente de ginecologia?

 

O primeiro ano

De acordo com o Ministério da Saúde, o primeiro ano de residência em obstetrícia e ginecologia tem como foco a formação em obstetrícia. Os residentes passam então por obstetrícia de emergência, pré-natal de baixo risco e centros cirúrgicos, entre outros. Além das enfermarias, há clínicas de neonatologia e ginecologia geral.

O R1 também deve iniciar suas atividades em ultrassonografia e ginecologia.

O segundo ano

O segundo ano tem uma carga horária maior voltada para a área de ginecologia. Dessa forma, os médicos alternam entre ginecologia de emergência e ambulatórios especializados, como: uroginecologia, ginecologia do adolescente e patologias do trato genital superior.

O R2 ainda atua no pré-natal obstétrico de alto risco e centros obstétricos para adolescentes. E, como sugere a pasta, você deve iniciar sua formação em oncologia ginecológica e continuar se aprimorando em ultrassonografia.

O terceiro ano

Durante o último ano da residência de Ginecologia e Obstetrícia, os médicos continuam sua formação em centros de ultrassonografia, gravidez de alto risco e obstetrícia. Mas também atuam em maternidades especializadas, clínicas de mastologia e  oncologia pélvica.

O R3 também treina cuidados intensivos e estuda endoscopia ginecológica.

Durante os três anos de formação, os residentes também realizam atividades complementares de ensino teórico. Mas elas têm muito menos espaço no curso do que as atividades práticas, o equivalente a 10-20% de uma semana de trabalho de 60 horas.

Os especialistas do GO são responsáveis por investigar e tratar os seguintes sintomas:

  • corrimento anormal dos seios e vagina;
  • Desconforto intenso associado ao período pré-menstrual;
  • distúrbios menstruais;
  • Suspeita de infecção sexualmente transmissível;
  • dor na região pélvica;
  • Úlceras vulvares ou anais;
  • queimação ou coceira na região íntima;
  • Desconforto sexual;
  • libido diminuída ou ausente;
  • alterações mamárias;
  • Sinais do início da menopausa.

Melhores lugares para fazer residência ou pós graduação em ginecologia e obstetrícia

 

Universidade de São Paulo

Como uma das instituições mais conhecidas do país, a residência em Ginecologia e Obstetrícia da USP tem acesso direto e duração de três anos.

As atividades de residência acontecem principalmente no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP, mas alguns estágios de residência também acontecem no Hospital Universitário (HU).

Universidade Federal de São Paulo

Chegou a vez da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Unifesp! A residência em Obstetrícia e Ginecologia da Unifesp também tem duração de três anos e as atividades são realizadas principalmente no  Hospital São Paulo.

UNICAMP

A Unicamp é outra instituição frequentemente considerada para quem procura a residência em obstetrícia e ginecologia. Ao se especializar lá, os residentes têm a oportunidade de receber uma educação de qualidade e vivenciar o cotidiano do Hospital Universitário, com mais de 32 mil atendimentos por mês.

O destaque da GO da Unicamp, no entanto, é o Centro de Saúde Integral da Mulher (Caism), referência regional no atendimento à mulher e ao recém-nascido, inclusive nas emergências. Graças ao seu pioneirismo regional, também se consolidou como padrão nacional de referência para o tratamento de ginecologia e câncer de mama.

 

Como se preparar para a prova de residência de ginecologia e obstetrícia?

 

É importante realizar cursos preparatórios para estar confiante no dia da prova de residência! Saber o que está por vir no exame de residência pode facilitar sua aprovação. A boa notícia é que você não precisa fazer isso sozinho! No MedCof, temos um programa preparatório que trará os fundamentos teóricos e práticos do processo para arrasar na prova, seja de Ginecologia e Obstetrícia ou qualquer outra residência.

Playlist

8 Vídeos
VITALIDADE FETAL

VITALIDADE FETAL

36:51
Reprodução humana - investigação de infertilidade, técnicas e indicações

Reprodução humana – investigação de infertilidade, técnicas e indicações

48:01
SANGRAMENTO PÓS MENOPAUSA

SANGRAMENTO PÓS MENOPAUSA

24:26
RPMO - ROTURA PREMATURA MEMBRANAS OVULARES

RPMO – ROTURA PREMATURA MEMBRANAS OVULARES

28:00
Rastreamento: Câncer de Mama

Rastreamento: Câncer de Mama

38:31
Reanimação Neonatal

Reanimação Neonatal

54:05
LARC'S - LONG ACTING REVERSIBLE CONTRACEPTIVES

LARC’S – LONG ACTING REVERSIBLE CONTRACEPTIVES

21:41
PRÉ-NATAL NORMAL

PRÉ-NATAL NORMAL

43:01

POSTS RELACIONADOS