O que é medicina de emergência?
A medicina voltada para a emergência concentra-se na abordagem e, também, no manejo de situações que acabam representando um risco imediato à vida das pessoas. A área de emergência médica passou a ser reconhecida como uma especialidade médica no Brasil há poucos anos apenas e já é uma importante área de atuação do médico.
O médico emergencista é aquele que atua dentro da emergência e atende a pacientes com acometimentos, doenças e lesões que, em sua maioria, não têm diagnóstico prévio e que precisam de atendimento médico imediato. Aqui, é exigido muito preparo técnico e também emocional dos profissionais, já que lidar com situações de estresse muito grandes pode ser bem prejudicial.
Qual a diferença entre urgência e emergência na medicina?
A diferença entre urgência e emergência é um tema que gera bastante confusão. Isso acontece porque as duas áreas são confundidas e, às vezes, tratadas como iguais, mesmo não sendo.
A urgência pode ser definida como uma ocorrência imprevista que pode agravar a saúde do paciente, correndo ou não risco de vida, porém, o paciente passa a necessitar de uma ajuda médica rápida.
Já a emergência, por sua vez, é tida como uma constatação médica de algumas condições que podem gerar agravações à saúde que impliquem em um risco iminente de vida ou sofrimento intenso. Assim, é exigido que haja um tratamento médico imediato.
Para ficar mais claro, usa-se a urgência em casos de fraturas, por exemplo, e a emergência em casos como os de infarto agudo do miocárdio.
Como é a rotina de um médico emergencista?
Bom, a rotina de um médico da emergência é bastante variada. O dia pode começar calmo e ficar agitado depois ou pode continuar calmo. O que vai determinar a rotina daquele dia é o fluxo de pessoas que entram e saem da emergência, bem como o tratamento que necessitam.
Os médicos emergencistas fazem, primeiro, um reconhecimento das afecções agudas dos pacientes atendidos em Unidades de Pronto Atendimento e, também, em Emergências Hospitalares. O atendimento pré-hospitalar e os implementação dos respectivos protocolos também são feitos por esses especialistas.
Quanto ganha um médico emergencista?
Um médico emergencista ganha, em média, no Brasil, um salário de R$ 8.276,00. Porém, há muita variação nos salários, a depender da quantidade de horas que o médico trabalha, em quais serviços, entre outros.
Como é a residência em medicina de emergência?
Essa é uma especialidade nova, que surgiu em 2016. Por isso, ainda são poucos os lugares que oferecem essa modalidade de especialização.
A residência em medicina de emergência surgiu para gerar uma responsabilidade estratégica no atendimento de Urgência e Emergência dentro dos sistemas de saúde modernos. Isso levou a criação de programas de especialização em Medicina de Emergência em todo o mundo.
Essa especialidade possui formação própria e específica, com ingresso direto, com uma duração de 3 anos.
O Médico Emergencista passa a ter experiência assistencial generalista, para conseguir atender todos os pacientes, sejam eles de alta ou baixa complexidade. Além disso, são estes os profissionais que vão ficar responsáveis pela organização e pelo dimensionamento da rede de atendimento da urgência e emergência.
O estudo de gestão de serviços de emergência é parte curricular dentro da formação desse profissional, habilitando-o a coordenar um serviço de emergência e a planejar o seu dimensionamento de acordo com a população atendida. Com isso, será possível se inserir dentro da rede de atenção à saúde local.
Gostou do conteúdo e quer saber mais sobre a medicina de emergência? O MedCof pode te ajudar. O grupo é especializado na preparação para o teste de medicina R1 cirurgia, ou seja, básico, e R+, direcionado à especialidade. Além disso, o MedCof oferece cursos para a atuação em áreas específicas, como é o caso dos cursos de ultrassonografia.
Playlist
2 Vídeos
Papo de Médico – Como funciona a Residência em Emergência ? – Parte 5.
24:23
Residência Médica: Papo com aprovado EP. 03 – Gabriela Hidalgo – 1º lugar USP-SP, Einstein e Unifesp
20:36