15.4 C
São Paulo
sábado, 05 outubro
InícioCarreira MédicaEspecialidades cirúrgicas: como escolher a melhor na residência médica?

Especialidades cirúrgicas: como escolher a melhor na residência médica?

Especialidades cirúrgicas: como escolher a melhor na residência médica?

especialidades cirurgicas
As cirurgias podem ser de emergência ou não. | Foto: Freepik.

Muitas vezes, os pacientes apresentam casos tão graves que não podem ser tratados com medicações e, por isso, precisam fazer uma cirurgia, seja ela de emergência ou não. Os profissionais médicos que fazem cirurgia precisam fazer uma residência em uma das especialidades cirúrgicas.

 

Dentro das áreas da medicina cirúrgica, existe uma série de segmentos em que os médicos podem escolher atuar e em cada um deles precisa de um nível de estudo diferente. Para entrar em uma das especialidades cirúrgicas da medicina e optar por aquela que o profissional mais se adequa, é preciso conhecer cada uma delas.

Sumário

Quais são as especialidades cirúrgicas?

Conheça as principais características de algumas das especialidades cirúrgicas que são reconhecidas pelo Conselho de Medicina.

 

 

Cirurgia Geral

A cirurgia geral é uma das especialidades cirúrgicas mais concorridas de todas. Isso ocorre porque a cirurgia geral é um pré-requisito na residência para inúmeras outras residências, ou seja, é o primeiro passo para vários segmentos de carreira. 

 

Os profissionais da área da cirurgia geral podem atuar em vários setores, entretanto, não pode ser em nada que seja mais especializado, por isso existem as subespecialidades da cirurgia geral. 

 

 

Cirurgia Oncológica

A cirurgia oncológica é voltada para aqueles pacientes que possuem câncer e precisam de uma operação para, na maioria das vezes, fazer a retirada dos tumores que podem estar presentes nas mais diversas partes do corpo de uma pessoa. 

 

Por isso, essa é uma especialidade extremamente complicada e difícil, uma vez que esse tipo de paciente costuma ser bem frágil e a retirada do tumor precisa ser completa, mas sem comprometer o restante do corpo de quem está sendo operado. 

 

 

Neurocirurgia

A neurocirurgia, apesar de não ser uma subespecialidade da cirurgia geral e por isso não se classificar como residência de pré-requisito, é uma das maiores especialidades e com maior tempo de duração, sendo 5 anos no total.

 

Isso ocorre porque a neurocirurgia trata de patologias que interferem na atividade do sistema nervoso central, periférico, autônomo e das estruturas de suporte desses sistemas, bem como seu suprimento vascular, questões extremamente complexas e que precisam de um estudo muito aprofundado.

 

 

Cirurgia Plástica

A cirurgia plástica é uma das especialidades mais procuradas na atualidade. Além dos profissionais dessa área fazerem reparações estéticas, para que as pessoas se sintam mais confortáveis com sua aparência, seja com o corpo ou com o rosto, eles também reconstroem partes do corpo disfuncionais ou que foram danificadas por alguma razão.

 

 

Cirurgia do Aparelho Digestivo

A cirurgia do aparelho digestivo é a área da medicina cirúrgica que cuida do sistema digestivo. Ou seja, os médicos dessa especialidade fazem operações no esôfago, estômago, intestinos, pâncreas, vesículas e fígado. 

 

 

Cirurgia de Mão

A cirurgia de mão trata patologias relacionadas à mão e membro superior, como fraturas, deformidades, artroses e síndrome do túnel do carpo. Envolve habilidades de ortopedia, cirurgia plástica e microcirurgia.

 

 

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Os médicos especialistas em cirurgia de cabeça e pescoço cuidam das operações realizadas nessas duas regiões do corpo. Para essa área, o mais comum é que esses profissionais tenham que retirar tumores, sejam eles benignos ou malignos.

 

 

Cirurgia Vascular

O especialista em cirurgia vascular precisa adquirir conhecimento para cuidar de todo o sistema circulatório do corpo humano, com exceção dos grandes vasos da base do coração. O cirurgião vascular também tem como função as operações que envolvam o sistema linfático.

 

 

Cirurgia Torácica

O tórax de um indivíduo possui uma série de órgãos que, apesar de trabalharem de maneira conjunta, possuem suas individualidades e particularidades. Os principais órgãos abordados pela cirurgia torácica são os pulmões.  Mesmo havendo um especialista na área, o cirurgião torácico precisa contar com outros profissionais, como pneumologistas e radiologistas, para que o seu trabalho possa ser o melhor possível. 

 

 

Cirurgia Urológica

O trato urinário possui uma série de componentes que se juntam para que as pessoas possam realizar diversas funções essenciais para o organismo. O cirurgião urologistas irá tratar dessa área do corpo humano tanto de homens quanto de mulheres, fazendo qualquer operação que envolva o trato urinário. Em homens, o especialista nessa área também cuida do sistema reprodutor masculino.

 

 

Cirurgia Pediátrica

A cirurgia pediátrica é uma subespecialidade da cirurgia geral que trata das afecções cirúrgicas de crianças e adolescentes.

 

É possível se aprofundar e se sub especializar ainda mais, ou seja, o profissional que seguir esse caminho pode escolher fazer a cirurgia em somente uma parte específica do corpo.

 

 

Cirurgia Coloproctológica

O termo “coloproctológico” se refere ao conjunto de órgãos que fazem parte do sistema digestivo do corpo humano, sendo eles o intestino grosso, o reto, o cólon e o ânus. A especialidade cirurgia coloproctológica é aquela que faz os procedimentos cirúrgicos nesses órgãos de um paciente afetado.

 

 

Como escolher a melhor especialização cirúrgica na residência?

Não é possível definir qual dessas especializações cirúrgicas é a melhor de todas. Cada uma delas possui suas próprias características que são singulares e se diferenciam umas das outras. O médico que fará a residência precisa escolher de acordo com suas necessidades, sua vocação e suas qualidades.

 

Torna-se crucial pesquisar sobre cada uma dessas especialidades, sabendo um pouco mais sobre o salário de cada uma,  como é o mercado de trabalho, qual a rotina dos profissionais na área e saber de forma um pouco mais aprofundada as funções desempenhadas.

 

Sendo as especialidades cirúrgicas feitas em residências que precisam de pré-requisito ou as de acesso direto, é preciso estudar muito para passar na prova de residência médica. Isso porque as especialidades médicas cirúrgicas são extremamente concorridas. Por isso, uma boa estratégia é contar com um curso preparatório, como o do MedCof, para ajudar nessa jornada.

Playlist

9 Vídeos
Cirurgia de Queimados

Cirurgia de Queimados

52:41
Aula de câncer de esôfago - Gastro - Residência médica

Aula de câncer de esôfago – Gastro – Residência médica

38:26
Revisão CEC do trato Aerodigestivo - Cabeça e Pescoço - Residência Médica

Revisão CEC do trato Aerodigestivo – Cabeça e Pescoço – Residência Médica

47:16
REVISÃO definitiva de Trauma: TUDO o que você precisa saber para GABARITAR as questões da RESIDÊNCIA

REVISÃO definitiva de Trauma: TUDO o que você precisa saber para GABARITAR as questões da RESIDÊNCIA

1:19:56
Revisão de Pancreatite Aguda - Residência Médica

Revisão de Pancreatite Aguda – Residência Médica

12:00
Revisão de Cirurgia Pediátrica - Residência Médica

Revisão de Cirurgia Pediátrica – Residência Médica

1:22:38
Metastase Hepática de Câncer Colorretal - Critérios de FONG - SURCE - Prova de Residência Médica

Metastase Hepática de Câncer Colorretal – Critérios de FONG – SURCE – Prova de Residência Médica

2:13
DOR ABDOMINAL - Diagnóstico diferencial e manejo ! Com o Doutor Matheus Oliveira

DOR ABDOMINAL – Diagnóstico diferencial e manejo ! Com o Doutor Matheus Oliveira

36:24
Revisão - Cirurgia Plástica - Contorno Corporal - Residência Médica

Revisão – Cirurgia Plástica – Contorno Corporal – Residência Médica

48:04

POSTS RELACIONADOS