Antes de tudo, se o seu objetivo é fazer residência em pediatria na UNICAMP, ou se tem curiosidade de saber mais sobre a residência, o post de hoje é para você!
No episódio 5 do nosso Podcast Papo de Residente tivemos a oportunidade de conversar com a Dra. Amira Saleh, formada em Medicina pela FAMEMA e Pediatra pela UNICAMP, e ela nos contou tudo sobre sua trajetória na residência.
Sobre a residência
Contendo 3 anos, a residência em pediatria da Universidade Estadual de Campinas forma perfis de pediatras ambulatoriais, pois possui uma grande carga horária de estágios ambulatoriais ao longo dos 3 anos de curso.
Estágios
Os estágios são bem divididos durante os anos, sendo:
R1
- 3 meses de enfermaria;
- 3 meses de posto de saúde e alguns ambulatórios;
- 3 meses de neonatologia (alojamento e sala de parto);
- 3 meses de pronto-socorro (fichas).
R2
- 3 meses de enfermaria;
- 3 meses de ambulatório;
- 3 meses de neonatologia (cuidados intermediários, UTIneo e sala de parto de risco);
- 3 meses de pronto-socorro (retaguarda e emergências).
R3
Boa parte do ano é ambulatorial, porém, possui também UTI e posto de saúde.
Outros pontos importantes
A carga horária de plantões é bem alta, possui muitos casos de crianças com doenças crônicas e raras, além disso o médico sai da residência com uma boa base de conhecimento em desenvolvimento, crescimento, amamentação e diversas patologias infantis, porém, não tem muitos procedimentos como intubação e catéter.
Entretanto, nem tudo são flores. Apesar de a universidade ser ótima, a Dra. Amira também nos contou alguns pontos negativos sobre a sua experiência em pediatria na UNICAMP.
A residência apesar de possuir grande carga horária de estágios ambulatoriais em todas as áreas, falta carga horária em UTI, o estágio em emergência é fraco e por ser uma instituição pública, os alunos não aprendem puericultura de consultórios particulares.
O método que te aprova
Para garantir a aprovação na residência dos seus sonhos, conheça o grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país.