A prova para a residência médica exige muito preparo, treino e estratégia, como uma corrida. O trajeto de cada um pode diferir, mas o objetivo é o mesmo: a linha de chegada, ou, para os futuros residentes, a sonhada aprovação.
Saiba estratégias para a prova de residência médica
Texto escrito por Karen Cristina, estudante de medicina na Universidade Estadual do Ceará.
Assim, a equipe do MedCof separou algumas das principais estratégias para a prova de residência médica que auxiliam muitos estudantes a controlarem melhor o tempo, a contemplar o máximo do grande montante de estudos e a manter a confiança e a concentração durante uma avaliação tão concorrida e importante. Sendo assim, confira abaixo:
Determine o método que você domina melhor.
O plano infalível de uns pode ser totalmente falível para outros. Chegue na avaliação sabendo qual estratégia de prova mais se encaixa no seu perfil e não deixe para testar outros métodos no dia da prova. Assim, você evitará imprevistos, sabendo como manter a confiança e a concentração durante a realização da prova, fundamentais para manter um bom ritmo. As dicas aqui apresentadas são sugestões estratégicas que visam o melhor controle do tempo e a autorregulação, sendo imprescindível desenvolver uma autonomia na estratégia de prova. Corra com seus próprios pés!
Organize seu tempo.
Lembre-se de que o intuito não é apenas chegar na última página do caderno de questões, mas, também, responder as questões até lá com qualidade. Então, preste atenção aos avisos do fiscal sobre o passar do tempo e faça o possível para não fazer nenhuma questão com pressa.
Leia primeiro o enunciado.
Uma boa estratégia de prova é ler o comando da questão antes de partir para os textos base e as alternativas. Assim, uma interpretação correta do enunciado antes da leitura integral da questão pode direcionar você na leitura do texto, economizando tempo ao se procurar apenas o que está sendo pedido, e eliminar alternativas mais rapidamente.
As mais demoradas ou em que “deu branco”, deixe para o final.
Não se desespere quando surgirem questões cujas respostas não vêm à mente de cara. Deixe elas para o final, quando o seu raciocínio estará mais preparado para resolver a questão, o que poupa tempo de prova.
Comece pelas áreas dominadas por você.
O início do percurso é muito importante, e começá-lo inseguro pode atrapalhar o resto. Por isso, conheça suas áreas de domínio e busque começar por elas. Se você considera a área de GO mais fluida, inicie por ela, indo gradativamente para o assunto que você considera menos fluido.
Em seguida, parta para as mais difíceis.
Pra quem é acostumado com o linguajar das corridas, essa é a parte dos “tiros”, ou seja, a que vai exigir um pouco mais de você, mas você treinou o suficiente para passar por esse momento! As questões mais difíceis serão melhor encaradas agora que você já garantiu vários acertos nas matérias de maior domínio.
Recuperação
Após a fração mais desgastante da prova, é um bom momento para fazer uma breve pausa para se alimentar e beber água. Recarregar as energias será basilar para manter o ritmo e evitar a fadiga ao longo da prova. Todo bom atleta sabe a importância do descanso para uma performance constante – o que não é diferente no mundo dos estudos.
Releia a prova
Lembre das questões remanescentes e, após resolvê-las, caso o tempo permita, releia a prova em busca de algum possível erro de desatenção, lapidando suas respostas.
Com uma rotina eficiente de estudos e estratégias como essa, é só respirar fundo, olhar para a frente e ver: a linha de chegada é logo ali!
Prepare-se para as provas!
Quer se preparar um pouquinho mais? Confira o Dr. Diogo Fukuda comentando qual erro não cometer ao estudar para as provas de residência médica!