Definição
Conforme dados divulgados pela Associação Médica Brasileira, no documento nomeado Queimaduras: Diagnóstico e Tratamento Inicial, de Autoria primeira da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, as queimaduras são lesões dos tecido orgânicos em decorrência de trauma de origem térmica resultante da exposição ou contato com chamas, líquidos quentes, superfícies quentes, eletricidade, frio, substâncias químicas, radiação, atrito ou fricção. Elas podem ser classificadas conforme a espessura, a localização e a área de superfície danificada para qualificar a gravidade. Dependendo do estado do paciente, podemos aplicar cuidados imediatos, iniciais e locais. A seguir vamos aprofundar tais assuntos.
Classificação quanto à espessura
Um dos modos de classificação das queimaduras é a profundidade que se encontra a lesão. O grau da queimadura vai do 1 ao 3 e, essas, apresentam diferentes sinais visíveis ao médico. As queimaduras de primeiro grau são lesões apenas na epiderme, que apresentam eritema visível. As de segundo grau atingem também parte da derme, apresentando,além do eritema, bolhas. As de terceiro grau atingem profundamente a derme, causando branca nacarada o local da queimadura. Cabe pontuar que as queimaduras de espessura parcial superficial são aquelas de primeiro de segundo grau. Queimaduras de espessura parcial profunda são aquelas de segundo grau profundo. Queimaduras de espessura total são aquelas de terceiro grau.
Classificação quanto à área de cobertura
A gravidade da superfície corporal queimada depende da localização corporal da lesão. De acordo com o esquema de Lund-Browder, também podemos aplicar diferentes gravidades conforme a idade do paciente. Abaixo registramos como analisar tais casos dentro desse esquema, temática muito recorrente em provas de Residência para Cirurgia Geral.
As pequenas queimaduras (ou de pequena gravidade) são aquelas de primeiro grau em qualquer idade; de segundo grau com área atingida de até 5% em crianças menores que 12 anos;ou de segundo grau em até 10% em maiores de 12 anos.
As médias queimaduras (ou de média gravidade) são aquelas de segundo grau com cobertura corporal de 5 a 15% em menores de 12 anos; de segundo grau com cobertura corporal de 10 a 20% em crianças maiores de 12 anos; qualquer uma de segundo grau na região de grande articulação e pés ou mãos; de terceiro grau com cobertura de até 5% em crianças de até 12 anos (se não atingirem face, mãos e pés ou períneo); de terceiro grau com até 10% de área corporal (não atingindo as mesmas áreas anteriores).
As grandes queimaduras (ou de grande gravidade) são aquelas que vão além dos casos supracitados, incluindo casos como lesão inalatória, politrauma, fraturas ósseas, traumas cranianos e choques de qualquer origem, com adição de outras lesões.
Observaçoes importantes
- Também devem ser encaminhados a um centro de tratamento de queimados, pacientes com necrólise epidérmica tóxica
- A internação na UTI está indicada, entre outros, nos seguintes casos:
- Paciente queimado, na fase aguda, com superfície corporal queimada igual ou maior que 20%, em menores de 12 anos;
- Pacientes queimados, na fase aguda, com superfície corporal queimada igual ou maior que 30%, em maiores de 12 anos;
- Pacientes em qualquer idade, com suspeita ou diagnóstico de inalação de fumaça.
Tratamento das Queimaduras
O primeiro atendimento ao paciente segue a regra do ABCDE para o Exame Básico:
A – As Vias Aéreas?
B – Boa Respiração?
C – Condição de : circulação , coluna cervical, cardíaca, conter com colar?
D – Dificuldades ? Disfunções?
E – Expor e Examinar
Para analisar o histórico médico, o cuidador segue o mnemônico ARDEU?
A – Alergias?
R – Remédios?
D – Doenças prévias, atuais e data da última menstruação?
E – Eventos relacionados com a lesão?
U – Última refeição?
Cuidados
As ações dos médicos podem ser divididas em Imediatas, Iniciais e Locais
- Imediatas: parar o processo de queimadura; lavar com água corrente até amenizar a dor e proteger com tecido seco; estéril ou limpo.
- Iniciais: remoção de roupas queimadas ou intactas nas áreas da queimadura; avaliação clínica completa e registro do agente causador da extensão e da profundidade da queimadura; história médica pregressa, cm alergias ou doenças prévias; pesquisar maus tratos e história de queda ou trauma associado; triagem ( internação ou marcar retorno)
- Locais: são dependentes da área afetada e incluem a remoção de contaminantes, limpeza local, verificação de lesões associadas e uso de curativos.
O método que te aprova!
Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCoffer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.