20.3 C
São Paulo
quinta-feira, 21 novembro
InícioAtualizaçõesResolução do CFM atribui otorrinolaringologistas em diagnósticos e tratamentos

Resolução do CFM atribui otorrinolaringologistas em diagnósticos e tratamentos

No dia 21 de agosto de 2024, o Conselho Federal de Medicina publicou uma nova resolução nº 2.384, que estabelece e regulamenta a atuação dos médicos, com ênfase na especialidade de Otorrinolaringologia

A nova normativa detalha as competências dos otorrinolaringologistas no desempenho de atos médicos e na realização de exames complementare para o diagnóstico de doenças na área. A resolução esclarece as responsabilidades dos otorrinolaringologistas, enfatizando que esses profissionais são os únicos autorizados a conduzir determinadas atividades diagnósticas e terapêuticas na área. Confira!

Competências exclusivas dos profissionais

Entre as práticas que são de competência exclusiva dos médicos, estão:

  • Realização de anamnese para diagnóstico nosológico em Otorrinolaringologia;
  • Exame físico detalhado;
  • Indicação, solicitação e elaboração de laudos para exames complementares, como radiológicos, audiológicos, otoneurológicos e endoscópicos.

Desse modo, a nova regulamentação enfatiza a importância do médico na coordenação dos tratamentos clínicos ou cirúrgicos. Os médicos, principalmente os otorrinolaringologistas, estão habilitados a indicar tratamentos, definir o tempo de afastamento do paciente, prescrever cuidados específicos, realizar procedimentos invasivos e indicar ou prescrever próteses auditivas e fonatórias.

Outros aspectos tratados na resolução

Um dos aspectos tratados na nova resolução foi a supervisão das próteses auditivas. São de responsabilidade do otorrinolaringologista, a seleção do tipo, marca e modelo de prótese, bem como o treinamento e adaptação ao uso.

Ademais, a resolução também destaca o papel do médico na coordenação de equipes multiprofissionais envolvidas na prevenção e promoção da saúde, especialmente nas áreas de voz, fala, audição, linguagem escrita, deglutição, respiração e equilíbrio.

Vale lembrar que a nova resolução revoga a Resolução CFM nº 1.475/1997 que definia as competências do profissional médico para a realização dos exames audiológicos. Confira a resolução completa:

Seja um MedCoffer!

Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCoffer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.

Leila Menzel
Leila Menzel
Estudante do 3° semestre de jornalismo, amo e escrevo poesias e viajo em livros de romances clichês.
POSTS RELACIONADOS