No dia 15 de agosto, o Conselho Federal de Medicina (CFM) tornou publico o parecer tratando o cloridrato de escetamina como um tratamento off label. Confira!
O uso do cloridrato de escetamina
O uso da solução injetável da escetamina é indicado para o tratamento de transtornos mentais e considerado uso off label e deve ter indicação de modo criterioso e contar com a assinatura de termo de consentimento por parte do paciente ou de seu responsável legal. Dessa forma, deve ser reservado para situações nas quais haja falha de tratamentos recomendados e estabelecidos, ou respostas insuficientes.
A cetamina e a escetamina têm sido estudadas no tratamento de transtornos mentais, tais como depressão resistente a tratamento, depressão no transtorno bipolar e ideação suicida. Estudos apontam a eficácia desses medicamentos com efeitos antidepressivos de rápida instalação em pacientes com transtornos de humor e poucos efeitos adversos, de pequena intensidade e curta duração.
Recentemente, houve a disponibilização do cloridrato de escetamina solução spray nasal, com indicação em bula para os mesmos transtornos mentais.
O que é off label
O termo “off label” pode ser traduzido como “fora da indicação“, que consiste em prescrever um medicamento para usos diferentes descritos na bula. Deve ser considerado para o uso excepcional off label:
- Doença ou condição clínica grave;
- Evidência que suporta o potencial efeito benéfico;
- Os potenciais benefícios superam os riscos;
- A terapia padrão foi testada ou é inadequada.
Desse modo, confira o arquivo completo para mais informações!
O método que te aprova!
Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCoffer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material, como este com a Dra. Jaqueline Palazzo: