20.3 C
São Paulo
quinta-feira, 21 novembro
InícioArte e MedicinaInternato na Medicina: o que é, para que serve e curiosidades

Internato na Medicina: o que é, para que serve e curiosidades

O que é o internato?

O internato médico é a etapa final da graduação em Medicina onde o estudante coloca em prática todo o conhecimento teórico adquirido durante os anos anteriores. É um período obrigatório (desde 1969, quando foi regulamentado pelo Conselho Nacional de Educação) de aprendizado intensivo e prático, geralmente realizado em hospitais e clínicas, sob a supervisão de médicos mais experientes.

Para que serve?

O internato médico é um período muito importante para os alunos obterem conhecimento práticos de como irão se comportar e como serão cobrados acerca do que aprenderam na faculdade. Eles terão auxílio de médicos experientes para entender o modo correto de aplicar e aprimorar os conteúdos apreendidos em sala e podem, mais facilmente, decidir qual residência desejam fazer. 

Tempo de duração

O período tende a variar com cada faculdade, mas o Ministério da Educação orienta que, pelo menos, 35% da carga horária do curso seja disponibilizada para o internato. Desses 35%, pelo menos 30% deve ser direcionado a Atenção Básica e Serviços de Urgência e Emergência do SUS. Os outros 70% são voltados para o atendimento em Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Psiquiatria e Saúde Coletiva. Por isso a importância desse período na escolha da Residência Médica. As atividades semanais requerem plantões que podem atingir 12 horas diárias  (mas a um limite de 40 horas semanais).

O que acontece durante o internato

Os internos vivenciam a rotina diária de um médico, realizando consultas, exames físicos, participando de cirurgias e plantões. Como já dito, eles experimentam um pouco de cada área médica (cada especialidade tem um tempo de vigência determinado durante o internato). Normalmente, um grupo de 3 internos acompanha um docente ou preceptor (que seja residente  ano ou mais) por um período de aprendizagem teórica. Os preceptores podem envolver os internos com perguntas durante ou depois dos atendimentos para testar os níveis de conhecimento e envolvimento do aluno. O objetivo desse período é desenvolver um pensamento crítico, reflexivo e ético pelo interno, a partir do contato dele com a realidade do paciente e do ambiente hospitalar, para preparar os futuros médicos para o exercício da profissão, desenvolvendo autonomia, responsabilidade e capacidade de tomada de decisão. Durante as atividades em grupo, os internos desenvolvem habilidades essenciais para a prática médica, como comunicação, trabalho em equipe e raciocínio clínico.

Curiosidades!

Nem toda faculdade oferece internato

Infelizmente, nem toda faculdade tem seu próprio hospital universitário (onde ocorrem as aulas do internato), mesmo sendo obrigatório que elas oferecem o internato da carga horária. Por isso, algumas faculdades realizam convênios com alguns hospitais para que esse período de ensino seja prestado com qualidade.   

Internato Rural

Algumas faculdades podem oferecer essa modalidade de ensino que ocorre em meio rural.  O CRUTAC ( Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária)  é responsável pela organização dessa modalidade desde 1965, com o foco de formar profissionais adequados às exigências das áreas interioranas no Brasil.

Formas de avaliação 

As áreas de domínio para avaliação dos orientadores podem incluir domínio afetivo (participação, assiduidade e interesse), domínio psicomotor (entrevista médica, exame físico habilidades de atendimento) e domínio cognitivo (conhecimentos aprendidos na faculdade e no período de internato).

Qual a diferença da residência

Como já dito, o internato é um período obrigatório no curso de medicina e engloba todas as especialidades médicas. Quando falamos de residência, estamos nos referindo a um período opcional e adicional ao curso. Por meio de outras provas, um aluno formado pode dedicar-se em determinada área médica para uma atuação mais específica. Ser aprovado em uma prova de residência não é nada fácil, mas nossos alunos MedCoffer sabem que com ajuda dos nossos super professores e da nossa plataforma de simulados o processo fica muito melhor! 
Por fim, não tenha medo do internato e aproveite essa etapa tão importante do seu curso!

Kiara Adelino
Kiara Adelino
Estudante do 2º semestre de Medicina. Adoro qualquer atividade que envolva mexer o corpo e aprender coisas novas.
POSTS RELACIONADOS