Identificando as diferentes doenças exantemáticas

0
1781

As doenças exantemáticas são caracterizadas por apresentar Rash cutâneo. Elas podem ser diagnosticadas por meio do exame físico, identificando os tipos de lesão, localização e distribuição, formato e cor. De acordo com a descoberta da duração da erupção, como evoluiu, localização e tratamentos já realizados para identificar qual doença exantemática está presente.  

As possíveis doenças são:

Virais sem vesículasVirais com vesículasBacterianasEtiologia desconhecida
Sarampo, Rubéola,  Eritema infeccioso, Exantema súbito, Mononucleose Varicela, EnterovirosesEscarlatinaKawasaki

Sarampo

Da família do Paramyxoviridae e do gênero morbillivirus,  essa enfermidade apresenta  descamação fina da pele. O fato de o período de incubação ser de até o 6o dia após o exantema faz com que os surtos de sarampo sejam de controle mais difícil. Os sinais dominantes na doença são as manchas de Köplik, que parecem -1-2 dias antes até 1-2 dias depois do surgimento da erupção cutânea. Elas são manchas azul-esbranquiçadas pontilhadas no fundo fundo vermelho brilhante da mucosa bucal ou da bochecha. 

Fonte: IMAGEM: CDC – Imagem cedida por cortesia da Public Health Image Library of the Centers for Disease Control and Prevention. – Imagem de domínio público.

Os sintomas associados às manchas podem ser febre, tosse, coriza, conjuntivite e exantema maculopapular (se inicia na face e se espalha de maneira centrífuga e cefalocaudal).

Rubéola 

O agente etiológico dessa doença é da família Togaviridae e ela acomete principalmente  público escolar e adolescentes, devido ao modo de contágio por gotículas no ar. O exantema nesse caso é morbiliforme, não confluente, sem descamação e de progressão craniocaudal. No caso da Rubéola, o achado diagnóstico diferencial pode ser identificado pelas manchas de Forchheimer, que são manchas no palato. Os sintomas associados que podem ser citados são a conjuntivite, tosse, coriza e enantema de palato (ocorrem de 1-5 dias antes da erupção), apesar de quase metade dos adultos serem assintomáticos.  Diferente do sarampo, a febre costuma ser mais baixa e, por isso, menos marcante.

Fonte: CDC – https://www.cdc.gov/rubella/about/photos.html – acesso em 24/11/2023

Curiosidade: A síndrome da rubéola congênita apresenta como sintomas gerais a Icterícia, Hepatoesplenomegalia, Petéquias/púrpura, Anemia Hemolítica, Diarreia, Pneumonia Intersticial. Normalmente ela ocasiona a tríade: Perda auditiva, Cardiopatia congênita e Catarata congênita. 

Eritema Infeccioso

Por vezes chamado de quinta doença, esse exantema é precedido por sintomas leves, incluindo febre (em quase 30% dos pacientes), mal-estar, mialgia e cefaleia. Além disso, identificamos uma erupção facial intensamente vermelha, nominada de bochecha esbofeteada, e um tronco com achados de exantema macular, rendilhado e pruriginoso que se espalha pelos membros e nádegas.  

Fonte: MDSManuals

Exantema Subito ou Roseola 

Causado pelo Herpes Vírus 6 e 7, essa doença apresenta um exantema maculopapular, não pruriginoso, que se inicia no tronco e se dissemina para face e extremidades. A febre alta (por 3 a 7 dias) é característica, principalmente quando cessa e podemos observar exantema maculopapular de base eritematosa por horas a dias. 

Fonte: Manual da Mamãe 

Mononucleose 

O agente etiológico dessa doença é o Epstein-Barr e os principais sintomas e sinais se relacionam a tríade típica: Adenopatia cervical, Amigdalite membranosa e Febre prolongada. No caso específico da diferenciação de outras enfermidades, podemos citar o Sinal de Hoagland (edema periorbitário) e a linfocitose atípica. A hepatoesplenomegalia pode estar, também, presente, apesar de menos frequente. Conhecida como doença do beijo, pois o contágio se dá por contato íntimo, e mais comum em adultos e adolescentes. 

Fonte: Fonte: Wolff k, Goldsmith LA, Katz SI, Gilchrest BA, Paller AS, Leffell OJ:Fitzpatrick’s Dermatology in General Medicine, 7th Edition: http://www.accessmedicine.com

O método que te aprova!

Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCoffer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.