18.6 C
São Paulo
quinta-feira, 31 outubro
InícioPediatriaIdentificando as diferentes doenças exantemáticas

Identificando as diferentes doenças exantemáticas

As doenças exantemáticas são caracterizadas por apresentar Rash cutâneo. Elas podem ser diagnosticadas por meio do exame físico, identificando os tipos de lesão, localização e distribuição, formato e cor. De acordo com a descoberta da duração da erupção, como evoluiu, localização e tratamentos já realizados para identificar qual doença exantemática está presente.  

As possíveis doenças são:

Virais sem vesículasVirais com vesículasBacterianasEtiologia desconhecida
Sarampo, Rubéola,  Eritema infeccioso, Exantema súbito, Mononucleose Varicela, EnterovirosesEscarlatinaKawasaki

Sarampo

Da família do Paramyxoviridae e do gênero morbillivirus,  essa enfermidade apresenta  descamação fina da pele. O fato de o período de incubação ser de até o 6o dia após o exantema faz com que os surtos de sarampo sejam de controle mais difícil. Os sinais dominantes na doença são as manchas de Köplik, que parecem -1-2 dias antes até 1-2 dias depois do surgimento da erupção cutânea. Elas são manchas azul-esbranquiçadas pontilhadas no fundo fundo vermelho brilhante da mucosa bucal ou da bochecha. 

Fonte: IMAGEM: CDC – Imagem cedida por cortesia da Public Health Image Library of the Centers for Disease Control and Prevention. – Imagem de domínio público.

Os sintomas associados às manchas podem ser febre, tosse, coriza, conjuntivite e exantema maculopapular (se inicia na face e se espalha de maneira centrífuga e cefalocaudal).

Rubéola 

O agente etiológico dessa doença é da família Togaviridae e ela acomete principalmente  público escolar e adolescentes, devido ao modo de contágio por gotículas no ar. O exantema nesse caso é morbiliforme, não confluente, sem descamação e de progressão craniocaudal. No caso da Rubéola, o achado diagnóstico diferencial pode ser identificado pelas manchas de Forchheimer, que são manchas no palato. Os sintomas associados que podem ser citados são a conjuntivite, tosse, coriza e enantema de palato (ocorrem de 1-5 dias antes da erupção), apesar de quase metade dos adultos serem assintomáticos.  Diferente do sarampo, a febre costuma ser mais baixa e, por isso, menos marcante.

Fonte: CDC – https://www.cdc.gov/rubella/about/photos.html – acesso em 24/11/2023

Curiosidade: A síndrome da rubéola congênita apresenta como sintomas gerais a Icterícia, Hepatoesplenomegalia, Petéquias/púrpura, Anemia Hemolítica, Diarreia, Pneumonia Intersticial. Normalmente ela ocasiona a tríade: Perda auditiva, Cardiopatia congênita e Catarata congênita. 

Eritema Infeccioso

Por vezes chamado de quinta doença, esse exantema é precedido por sintomas leves, incluindo febre (em quase 30% dos pacientes), mal-estar, mialgia e cefaleia. Além disso, identificamos uma erupção facial intensamente vermelha, nominada de bochecha esbofeteada, e um tronco com achados de exantema macular, rendilhado e pruriginoso que se espalha pelos membros e nádegas.  

Fonte: MDSManuals

Exantema Subito ou Roseola 

Causado pelo Herpes Vírus 6 e 7, essa doença apresenta um exantema maculopapular, não pruriginoso, que se inicia no tronco e se dissemina para face e extremidades. A febre alta (por 3 a 7 dias) é característica, principalmente quando cessa e podemos observar exantema maculopapular de base eritematosa por horas a dias. 

Fonte: Manual da Mamãe 

Mononucleose 

O agente etiológico dessa doença é o Epstein-Barr e os principais sintomas e sinais se relacionam a tríade típica: Adenopatia cervical, Amigdalite membranosa e Febre prolongada. No caso específico da diferenciação de outras enfermidades, podemos citar o Sinal de Hoagland (edema periorbitário) e a linfocitose atípica. A hepatoesplenomegalia pode estar, também, presente, apesar de menos frequente. Conhecida como doença do beijo, pois o contágio se dá por contato íntimo, e mais comum em adultos e adolescentes. 

Fonte: Fonte: Wolff k, Goldsmith LA, Katz SI, Gilchrest BA, Paller AS, Leffell OJ:Fitzpatrick’s Dermatology in General Medicine, 7th Edition: http://www.accessmedicine.com

O método que te aprova!

Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCoffer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.

Kiara Adelino
Kiara Adelino
Estudante do 2º semestre de Medicina. Adoro qualquer atividade que envolva mexer o corpo e aprender coisas novas.
POSTS RELACIONADOS