21.4 C
São Paulo
quinta-feira, 21 novembro
InícioCirurgia GeralCausas das Massas Cervicais que podem ser cobradas em provas de residência

Causas das Massas Cervicais que podem ser cobradas em provas de residência

O que são massas cervicais 

Massas cervicais são inchaços ou nódulos que surgem no pescoço. Elas podem variar em tamanho, consistência e localização, e suas causas são diversas. As causas das massas são diversas, o que pode incluir: 

  • Infecções: Amigdalites, infecções de garganta ou de pele na região podem causar inchaço dos linfonodos.
  • Cistos: São bolsas cheias de líquido que podem se desenvolver em diferentes partes do pescoço.
  • Tumores: Tanto benignos quanto malignos, podem causar massas no pescoço.
  • Doenças da tireoide: Aumento da tireoide ou nódulos na glândula podem ser percebidos como massas.
  • Outras causas: Malformações congênitas, inflamações e até mesmo reações alérgicas podem levar ao aparecimento de massas.

Devido  a essa diversidade, devemos identificar as características de cada um para responder as questões corretamente. 

Diagnóstico diferencial 

Podemos investigar a causa da massa cervical analisando critérios como:

  • TEMPO DE EVOLUÇÃO: Períodos menores que 30 dias indicam causas infecciosas, de 1 a 4 meses indicam causas neoplásicas e maiores que 4 meses nos orientam para causas congênitas ou neoplasias benignas/malignas. 
  • LOCALIZAÇÃO DO TUMOR: Quando encontrados na linha média (região anterior) podemos suspeitar de processos inflamatórios e infecciosos, mas, quando presente nos triângulos cervicais (occipital, da fossa omoclavicular, submandibular, submentoniano, carótico e muscular), podemos suspeitar de causas congênitas e neoplásicas. 
Fonte: Acervo de Aulas do Grupo MedCof.
  • ASPECTO DA LESÃO: Massas com características císticas geralmente são congênitas, com aspecto fibroelástico são inflamatórias e endurecidas são neoplasias (se fixo pode ser maligna).
  • SINAIS E SINTOMAS ASSOCIADOS: Acompanhando causas inflamatórias, identificamos febre, rash cutâneo e dor. No caso de neoplasias, as disfagia, dispneia e disfonia são prováveis (podemos incluir a perda de peso em casos de neoplasia avançada). Por fim, sintomas de compressão extrínseca nos orientam quanto às causas congênitas. 

Treine com questão

Como já podemos características diferenciais básicas para as massas, vamos testar nosso conhecimento com uma questão: 

SP – Hospital das Clínicas da faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (2020)

1) Mulher de 40 anos, com massa pétrea cervical em nível V direito com 3 cm de diâmetro. Nega disfonia, dispneia, odinofagia e disfagia. Apresenta exame físico de cabeça e pescoço sem outras alterações senão a massa e nasofibroscopia flexível normal. Qual o próximo passo decisivo na investigação?

A) Ressonância magnética.
B) Broncoscopia.
C) Mediastinoscopia com biópsia.
D) Punção aspirativa com agulha fina da massa.

Comentário do professor:
Diante do que já vimos, podemos excluir causas infecciosas, devido à falta dos sintomas associados. Uma vez  afastadas infecções, devemos atentar para a possibilidade de neoplasias (tanto metástases linfonodais como neoplasias primárias – linfomas). Neste caso, as massas cervicais passam a apresentar características sugestivas de neoplasia, como: tempo de evolução maior que 2 semanas, tamanho maior que 1,5 cm, endurecida, aderida a planos profundos e ulceração. Sintomas associados à massa podem sugerir etiologia neoplásica, como disfonia, otalgia, hipoacusia, congestão ou epistaxe nasal, disfagia, dispneia e perda de peso. Por fim, o paciente pode ainda apresentar características epidemiológicas que reforçam a possibilidade de etiologia neoplásica, entre elas etilismo, tabagismo, antecedente de câncer, idade acima de 40 anos e imunossupressão. Diante da suspeita de neoplasia, o paciente deve ser encaminhado ao otorrinolaringologista ou ao cirurgião de cabeça e pescoço. Aqui chegamos no principal ponto deste temas: EM MASSAS CERVICAIS DE SÍTIO PRIMÁRIO OCULTO DEVE SER REALIZADA PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA (PAAF). Essa é a conduta investigativa preferencial por ser ambulatorial, reduzir a chance de lesar estruturas nobres e reduzir a chance de espalhar células cancerosas que biópsia incisional, biópsia excisional ou biópsia por agulha grossa. Por isso, o gabarito da nossa questão é o item D

Conquiste a aprovação

As provas de residência estão cada vez mais perto! Se você quer ser mais um aprovado nas melhores residências médicas do país, então conheça o Grupo MedCof! Temos um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2024/2025!

Kiara Adelino
Kiara Adelino
Estudante do 2º semestre de Medicina. Adoro qualquer atividade que envolva mexer o corpo e aprender coisas novas.
POSTS RELACIONADOS