18.5 C
São Paulo
sexta-feira, 10 janeiro
InícioOncologiaCâncer de pulmão: treine com questões

Câncer de pulmão: treine com questões

Antes de partirmos para as questões, vamos relembrar alguns conceitos sobre o câncer de pulmão: o câncer de pulmão é uma neoplasia grave que se caracteriza pelo crescimento desordenado de células nos pulmões. Essas células anormais formam tumores que podem invadir tecidos vizinhos e se espalhar para outras partes do corpo, agravando a condição do paciente. As principais causas para o câncer de pulmão são o tabagismo (até 85% dos casos), a exposição a substâncias tóxicas (como amianto e poluição do ar) e a herança familiar. 

Questões 

Cobradas com marcante recorrência e atualidade, as questões sobre câncer de pulmão normalmente trazem um caso clínico que deve ser analisado. Vamos ver algumas assim:

  1. UNICAMP – 2024

Homem, 65 anos, com neoplasia primária de pulmão à direita, apresenta tríade de Horner no momento do diagnóstico. Há 2 dias iniciou quadro de rouquidão e à laringoscopia observou-se paralisia da prega vocal esquerda. DIANTE DESTE QUADRO CLÍNICO, PODEMOS CONSIDERAR QUE: 

a) Sugere comprometimento linfonodal N3

b) A rouquidão faz parte da síndrome de Horner

c) Há comprometimento neoplásico do sistema nervoso parassimpático

d) Sugere metástase acometendo o nervo oculomotor 

Resposta

Essa primeira questão discute as características das metástases pulmonares. Vemos que ela destaca que um tempo livre de doença superior a 2 anos indica um comportamento tumoral menos agressivo. A disseminação é predominantemente hematogênica, e a ressecção simultânea de metástases pulmonares bilaterais é viável. A letra B pode ser eliminada pois a Síndrome de Horner engloba anidros ipsilaterais, não contralateral.  A letra V está errada pois a síndrome suprime o sistema nervoso simpático.  A D também está incorreta  pois a ptose palpebral é parte também da síndrome. Por isso, o gabarito da questão é letra A. 

2. USP-SP – 2023

Frente ao diagnóstico de câncer de pulmão de 2,1cm e sem suspeita de metástase linfonodal hilar, mediastinal ou à distância, qual extensão da ressecção pulmonar é recomendada? 

a) Segmentectomia pulmonar

b) Ressecção em cunha envolvendo o câncer com uma margem de 1,0 cm

c) Ressecção em cunha envolvendo o câncer com uma margem de 2,0 cm

d) Lobectomia pulmonar

Resposta

Nesta questão, um paciente com câncer de pulmão avançado demonstra a importância do estadiamento preciso. O tratamento recomendado é quimioterapia e radioterapia, refletindo a necessidade de uma abordagem sistêmica para doenças avançadas. Este caso sublinha a importância do tratamento multimodal em oncologia. Por fim, sabemos que o padrão ouro para o câncer e a lobectomia pulmonar, por isso o gabarito dessa questão é o Item D.

3. UNICAMP – 2020

Paciente com diagnóstico de adenocarcinoma pulmonar primário. Realizou tomografia computadorizada: massa sólida periférica em lobo inferior direito com 5 cm de diâmetro, junto à parede torácica com sinais de infiltração da pleura parietal; linfonodos mediastinais homolaterais e contralaterais com 2,5 cm no menor eixo. Qual o tratamento adequado? 

a) Lobectomia inferior direita com ressecção da parede torácica

b) Quimioterapia e radioterapia exclusiva

c) Quimioterapia neoadjuvante seguida por cirurgia

d) Radioterapia exclusiva

Resposta

Aqui, a questão aborda as características tomográficas que sugerem malignidade em nódulos pulmonares. Contornos espiculados são indicativos de malignidade, enquanto calcificação em pipoca sugere benignidade. Para os futuros residentes, esta questão reforça a importância da interpretação cuidadosa de imagens na prática clínica. Por se tratar de doença avançada, é sabido que há necessidade de tratamento sistêmico (quimioterapia) e localizado (radioterapia), não sendo candidato a cirurgia no momento, por isso gabarito da questão é o Item B.

4. UNICAMP – 2024

Mulher, 55a, com antecedente de colectomia direita por adenocarcinoma de cólon apresenta após um ano de seguimento, lesão única de 2 cm em lobo inferior direito. QUAL A AFIRMAÇÃO ESTÁ CORRETA EM RELAÇÃO ÀS METÁSTASES PULMONARES?

a) A concomitância de metástases hepática contraindica a cirurgia nos casos de metástase de carcinoma de cólon

b) O intervalo livre entre o tratamento do tumor primário e o surgimento de metástase menor do que um ano é contraindicação de cirurgia

c) O controle local da neoplasia primária é condição fundamental para elegibilidade ao tratamento cirúrgico

d) O comprometimento linfonodal mediastinal no estadiamento por imagem é indicativo de cirurgia

Resposta

A quarta questão explora a relação entre rouquidão e síndrome de Horner em um paciente com câncer de pulmão. A rouquidão sugere comprometimento linfonodal N 3, destacando a necessidade de considerar metástases linfonodais ao avaliar sintomas neurológicos. Este caso enfatiza a importância do exame físico detalhado e da correlação clínica. A letra A é falsa pois ambas as lesões pulmonares e hepáticas podem ser removidas, em casos específicos. A letra B está incorreta pois  é contra indicado a ressecção de metástase pulmonar em tumores primários não tratados. Por fim, a letra D está errada pois é necessário ressecar toda a doença para se considerar a metastasectomia. Então, o gabarito da nossa questão é o Item C.

Seja um MedCoffer

Para conquistar a aprovação nas provas de residência, seja um MedCoffer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país!

Kiara Adelino
Kiara Adelino
Estudante do 2º semestre de Medicina. Adoro qualquer atividade que envolva mexer o corpo e aprender coisas novas.
POSTS RELACIONADOS