
O que é o método?
Há dez anos, a cidade de Niterói (na região metropolitana do Rio de Janeiro) foi sede do primeiro experimento humano desse método de combate à Dengue, Chikungunya e Zika. Essas arboviroses tiveram uma redução significativa na região, pois, conforme dados do Ministério da Saúde, o número de pessoas com dengue reduziu em 70%, o de Chikungunya em 60% e o de Zika em 40%.
Como funciona?
Wolbachia é uma bactéria que pode ser administrada em mosquitos Aedes Aegypti. Os mosquitos infectados são chamados de Wolbutos, já que ela não é encontrada normalmente neles. Nesses casos, a bactéria não permite que os vírus dessas arboviroses se desenvolvam dentro do mosquito, reduzindo a transmissão. É importante destacar que esses mosquitos não são transgênicos e que a bactéria não transmite doença alguma.
A Fiocruz, em parceria com a World Mosquito Program, é responsável pela biofábrica da bactéria. A estimativa é de que a produção semanal da Biofábrica chegue a dois milhões de mosquitos por semana.
Depois que liberado na natureza para se reproduzir, a porcentagem Wolvito aumenta e, com o tempo, permanece estável, o que demanda menos liberações e substitui a população transmissora das arboviroses pelas não transmissoras.

Método Clínico
Embora muito eficaz, essa técnica leva certo tempo para ser completamente efetiva. Por isso, precisamos revisar os conceitos básicos de cada arbovirose!
- Dengue: A suspeita é clínica, com febre de até 7 dias e pelo menos dois sintomas como mialgia, cefaleia e artralgia. O teste do laço avalia a fragilidade capilar, sendo positivo se >20 petéquias em 2,5cm x 2,5cm. A fase virêmica é detectada por PCR/NS1, mas atenção: NS1 pode ser negativo mesmo durante a infecção. A classificação de risco varia de A (jovem saudável, sem sinais de alarme) a D (choque). O tratamento depende da classificação, com hidratação como pilar principal.
- Chikungunya: caracterizada por poliartralgia simétrica e distal. A fase aguda (<3 semanas) é tratada com analgésicos e opioides, evitando AINEs e corticoides. Na fase subaguda (3-8 semanas), corticoides podem ser considerados. A fase crônica (>8 semanas) tem como pilar a hidroxicloroquina. Não se pula etapas no tratamento;
- Zika: manifestações clínicas em apenas 20% dos casos, com febre baixa, exantema maculopapular pruriginoso e conjuntivite bilateral. O neurotropismo é a principal preocupação, associado a encefalite, microcefalia e Guillain-Barré. O diagnóstico é feito por PCR nos primeiros 4-6 dias, seguido por sorologia. O tratamento é de suporte.
O método que te aprova!
Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCoffer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.