Ressonância magnética das mamas será disponibilizada pelo SUS

0
26

O exame será oferecido na rede pública e auxiliará mulheres com alto risco para o câncer de mama

De acordo com a publicação no Diário Oficial da União no início do mês de abril, a ressonância magnética das mamas será oferecida como exame complementar para o rastreamento do câncer de mama no Sistema Único de Saúde. Entenda!

Ressonância Magnética das mamas no SUS

O exame de ressonância magnética das mamas será oferecido como um recurso complementar para o rastreamento do câncer, especialmente para mulheres com alto risco de desenvolver a doença. Entre as maiores beneficiadas estão pacientes submetidas à biópsia e que apresentam lesão com risco aumentado para a doença, bem como mulheres submetidas à radioterapia de tórax entre 10 e 30 anos de idade. Além disso, também abrangerá pacientes com mutação nos genes BRCA1 e BRCA2, com mais chances de desenvolver cânceres de mama e ovário.

De acordo com o mastologista Rosemar Rahal, membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), 20% das brasileiras diagnosticadas têm câncer de mama herdado, originado de mutação genética. Ainda segundo Rosemar Rahal, a ressonância magnética, com eficiência comprovada em estudos científicos, é um recurso complementar essencial para o diagnóstico de câncer de mama, especialmente em pacientes de alto risco.

O que é a ressonância magnética?

A ressonância magnética é uma técnica de imagem avançada que permitirá a visualização detalhada das estruturas das mamas e axilas. Utilizada pela primeira vez em 1986, revelou-se promissora na investigação do câncer mamário.

O exame será disponibilizado no SUS a partir deste mês e, segundo Rosemar, como método complementar à mamografia, a comprovação de diagnósticos a partir da ressonância magnética permitirá, nos casos de mutação, medidas profiláticas, como as cirurgias de mastectomia. 

Leia também: Para que serve a Mastologia? Saiba mais sobre!

Seja um MedCofer!

Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCofer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.