Casal que enfrentava insuficiência renal há 30 anos protagonizou o primeiro transplante renal com técnica que filtra anticorpos do sangue

Transplante renal realizado entre incompatíveis
O procedimento ocorreu em fevereiro de 2025, com a paciente Ana Augusto que sofria com a insuficiência renal há 30 anos, e após diversos tratamentos medicamentosos, passou a depender da hemodiálise. Assim, seu marido ofereceu-se como doador, mesmo sabendo da incompatibilidade de tipos sanguíneos.
Sabendo dos riscos e limitações, os médicos optaram por aplicar uma técnica recente: a filtragem de anticorpos, conhecida como HLA. A abordagem permitiu que o corpo de Ana aceitasse o rim do marido, tornando possível um transplante que, até pouco tempo, seria considerado inviável.
“Fiquei muito feliz ao saber que meu rim seria doado a ela”, destacou o marido doador.

Técnica HLA
A técnica de filtragem de anticorpos (HLA) consiste na remoção dos anticorpos presentes no sangue da paciente antes da cirurgia de transplante, o que aumenta a chance de aceitação do órgão, mesmo havendo uma incompatibilidade.
A cirurgia, realizada no Hospital de São João em Portugal, foi bem-sucedido, segundo a equipe médica responsável.

Leia também:
– O que é Nefrologia? Saiba tudo sobre a medicina dos rins!
– Consequências da lesão renal na clínica pediátrica
– Insuficiência adrenal: saiba mais sobre!
Seja um MedCofer!
Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCofer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.