A Federação Internacional de Diabetes (IDF) reconheceu a nova versão da diabetes relacionada à desnutrição

Reconhecimento da Diabetes tipo 5
No início do mês, a Federação Internacional de Diabetes (IDF, em inglês) reconheceu a nova versão da doença: a diabetes tipo 5, relacionada à desnutrição e mais comum em homens e jovens. A condição já havia sido descrita há 70 anos e chamada de diabetes tropical pela presença em países tropicais, e diabetes J, pois o primeiro caso havia sido notificado na Jamaica em 1955. Porém, esse tipo de diabetes ainda é subnotificado e pouco compreendido.
No congresso da IDF, o presidente Peter Schwarz, anunciou a criação de um grupo de trabalho para desenvolver um diagnóstico formal e diretrizes terapêuticas para a doença nos próximos dois anos.
O que é a Diabetes tipo 5?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a diabetes tipo 5 acomete principalmente jovens desnutridos e magros, que provavelmente sofreram uma desnutrição calórico-proteica relevante na vida intrauterina ou na primeira infância, na fase de formação dos órgãos, o que causou uma diminuição das células pancreáticas produtoras de insulina, chamadas de células-beta. Estima-se que entre 20 milhões e 25 milhões de pessoas no mundo convivam com essa condição, sobretudo em países da Ásia e da África.
Segundo Fernando Valente, médico e diretor da SBD, no Brasil não temos dados de prevalência de diabetes tipo 5. Mas alega que caso haja, possa ser rotulada como a Diabetes Mellitus 1 pela semelhança de características.
Leia também:
– Diferença glicêmica da Diabetes mellitus prévia e gestacional
– Inovação no tratamento da Diabetes: aprovada a primeira insulina de dose semanal
Seja um MedCofer!
Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCofer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.