A TVP é uma condição médica grave e requer diagnóstico e tratamento imediatos Saiba neste artigo sobre os critérios de Wells e como suspeitar destes casos.
Saiba mais
TVP
O trombose venosa profunda (TVP) é uma condição médica grave que requer diagnóstico e tratamento imediatos. É uma causa comum de morbidade e mortalidade, principalmente em pacientes hospitalizados.
O que é trombose venosa aguda?
A trombose venosa profunda (TVP) faz parte da entidade clínica do tromboembolismo venoso (TEV), que compreende a TVP e o Tromboembolismo Pulmonar (TEP). Ela é definida pela impactação de um trombo na rede venosa, sendo a principal causa de morte prevenível em pacientes hospitalizados.
🩺 Para que haja a formação de um trombo é necessária a presença de estase, lesão endotelial e/ou estado de hipercoabilidade, conhecida como a Tríade de Virchow. Dados da história clínica que apontem a presença de algum desses fatores, deve chamar atenção para um maior risco de TVP.
Fatores de Risco
Esse pode ser um dos principais temas para você gravar sobre a TVP, pois em muitos casos ela é assintomática! Portanto você deve está atento aos pacientes (principalmente do leito de enfermaria) que apresenta um ou mais dos seguintes fatores de risco:
Hereditários
- Deficiência de antitrombina
- Deficiência de proteínas C ou S
- Resistência a ativação da proteína C com ou sem fator V de Leynden
- Mutação do gene de protrombina
- Disfibrinogenemia
Adquiridos
- Imobilidade
- Idade avançada (> 40a)
- Neoplasia maligna
- Condição médica aguda (principalmente infecção),
- Grandes cirurgias (Neurocirurgias e cirurgias ortopédicas)
- Trauma
- Uso de anticoncepcionais ou reposição hormonal
- Policitemia vera
- Gestação e puerpério imediato
- Síndrome anticorpo antifosdolípedes
- Obesidade
- Cateter venoso central
Associação provável
- Aumento de lipoproteína A
- Baixos níveis de inibidor de fator tecidual
- Níveis aumentados de homocisteína
- Níveis aumentados de fibrinogênio
Baseado em: Neto et al, 2022; LIP; HULL, 2023
Como suspeitar de um caso de TVP?
Clínica: A maioria dos pacientes apresentam-se de forma assintomática ou oligossintomática, mas, quando presentes, os sintomas comuns da TVP incluem dor, inchaço, calor e vermelhidão no membro afetado.
Devido a isso, usamos os Critérios de Wells para predizer o risco de uma TVP, a partir desta predição tomaremos a conduta de ir além na investigação ou não, conforme podemos ver abaixo
Arq Bras Cardiol. 2022;
Arq Bras Cardiol. 2022;
- O D-dímero é um exame que possui um alto valor preditivo negativo, portanto deve ser solicitado apenas em casos de baixa/moderada probabilidade de TVP.
- A Ultrassonografia com Doppler: exame não invasivo de escolha para o diagnóstico de TVP, ao realizar o teste da compressão, o ultrassoografista consegue identificar a presença ou não de trombo presente, além de investigar outras hipóteses diagnósticas.
- A venografia com contraste é o exame padrão-ouro para o diagnóstico para TVP, sendo reservado, entretanto para casos em que não foi possível confirmar nem descartar a TVP, devido a sua característica de ser mais invasivo e custoso.
Conquiste a aprovação!
O Grupo MedCof tem um catálogo repleto de cursos que irão te guiar na jornada à Residência Médica dos sonhos! Então, confira os nossos cursos e seja mais um aprovado nas melhores instituições do país.