20.1 C
São Paulo
sexta-feira, 22 novembro
InícioInfectologiaAmizade com Capivaras: qual o B.O?

Amizade com Capivaras: qual o B.O?

Capivaras: qual o B.O? febre maculosa sintomas, sintomas de febre maculosa, o que é febre maculosa, carrapato febre maculosa, carrapato da febre maculosa, febre maculosa carrapato

Qual é o B.O de ter uma amizade com as capivaras? Apesar de serem simpáticas elas podem transmitir algumas doenças como a febre maculosa e é sobre isso que a Dra. Jaqueline Palazzo irá explicar abaixo:

Saiba mais

Dúvidas com a infecto

Recentemente entrou em voga na mídia o caso do TikToker Agenor Tupinambá, de Autazes (AM), que vivia com sua capivara Filó. O caso chamou as atenções do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) uma vez que se trata de um animal silvestre. Sendo assim, é necessária a autorização do órgão regulador para sua posse.

 

Mas se você já passou na margem de algum rio ou lago, muito provavelmente já viu este animal super simpático, convivendo tranquilamente com outros animais, tão tranquilamente que deu até vontade de ir lá fazer um carinho e tirar uma foto, não é?

Amizade com Capivaras: qual o B.O?

Primeiramente, é muito importante você saber : as capivaras são roedores, da mesma família das pacas e dos preás. Dessa forma, apesar de absurdamente pacíficas e fofinhas, elas podem transmitir doenças.

 

Mesmo sendo raros os casos de acidentes com capivaras, elas podem transmitir a raiva, doença causada por um Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. Ela é uma doença neurológica 100% fatal a partir do momento em que há manifestações clínicas, mas também fortemente prevenível: a vacina, descoberta em 1885 pelo francês Louis Pasteur, consegue prevenir 100% dos casos se aplicada em até 72hs do acidente.

Qual o B.O das Capivaras? Febre Maculosa

Vale lembrar que a raiva não se transmite só por mordidas não: arranhaduras também contam! Entretanto, se você entrar em contato com uma capivara para tirar uma foto, talvez valha mais a pena se preocupar com a febre maculosa. Elas são hospedeiros naturais dos carrapatos do gênero Amblyomma, que podem transmitir a Rickettsia rickettsii, bactéria que causa a doença que se apresenta com até 80% de mortalidade.

 

Assim, as manifestações clínicas iniciais são inespecíficas, como de febre, mal estar, cefaléia. Classicamente, aparecem manchas avermelhadas (chamadas de exantemas) em punhos e tornozelos, mas vale lembrar que nem sempre nosso corpo lê o livro e temos o quadro clássico. Desse modo, sem tratamento, a febre maculosa pode progredir com hepatite, injúria renal, alteração de coagulação e morte.

 

Isso quer dizer que se você deitar na grama na beira do lago onde tem capivara e depois perceber que foi mordido por um carrapato, você deve se preocupar sim!

Tenha cuidado

Por último, lembrem-se que, em sendo um roedor, a capivara é passível de transmissão de leptospirose. Então se for brincar na água com o bichinho, preste bastante atenção em sintomas de febre, mal-estar e mialgia que podem se manifestar numa média de 7-14 dias após o contágio. A leptospira, bactéria que causa a doença, consegue penetrar até mesmo por meio de pele sã.

 

Mas e se você já entrou em contato indireto (ou direto) com uma capivara, deve se preocupar? Só se tiver sido mordido ou arranhado. De resto, basta ficar atento e se desenvolver qualquer sintoma procurar ajuda médica e referir a exposição.

 

Então achou fofinha a capivara ali na beira do rio, com os passarinhos na cabeça, vivendo super pacificamente, e quer fazer um carinho? Talvez seja melhor se poupar o estresse, tire sua foto e siga o exemplo de tranquilidade dela, mas nada de troca de carinhos.

A Dra. Jaqueline compartilhou da sua experiência na residência de infectologia no nosso podcast, Papo de Residente

https://www.youtube.com/watch?v=P3WVf33Q89A

Conquiste a aprovação!

Medcof tem um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada à Residência Médica dos sonhos! Então, confira os nossos cursos  e seja mais um aprovado nas melhores instituições do país!
Aprovados medcof

GrupoMedcof
GrupoMedcofhttps://www.grupomedcof.com.br/
Grupo MedCoF, estamos comprometidos em fornecer conteúdo de alta qualidade para estudantes de medicina, médicos e futuro residentes.
POSTS RELACIONADOS