15.4 C
São Paulo
sábado, 05 outubro
InícioGinecologia e ObstetríciaDia Mundial da Pré-Eclâmpsia

Dia Mundial da Pré-Eclâmpsia

dia mundial da pre eclampsia, pré-eclâmpsia, pré eclampsia, o que é pré eclampsia, pré-eclampsia, pré eclampsia sintomas

O dia 22 de maio foi estabelecido como o Dia Mundial de Prevenção da Pré-Eclâmpsia. Pensando nisso, a Dra. Nicole Kemberly, preparou um texto especial sobre a importância do conhecimento da doença.

Saiba mais

Despertando a Consciência: 22 de Maio, Dia da Prevenção da Pré-eclâmpsia

Imagine uma condição que afeta a saúde da mãe e do bebê durante a gravidez, colocando em risco a vida de ambos. Imagine ainda que, por conta desta condição, 9 mulheres morrem no mundo a cada hora e cerca de 20% dos bebês nascem prematuros. Assustador, não é mesmo? Estamos falando da doença hipertensiva específica da gestação (DHEG), ou pré-eclâmpsia.

Pré-Eclâmpsia

A pré-eclâmpsia é o aumento da pressão arterial após a 20a semana de gravidez, em gestante previamente com pressão normal. Para esse diagnóstico, além da elevação pressórica, precisamos de outros critérios (perda de proteína na urina, edema, alterações laboratoriais), que variam entre os diferentes protocolos. Sendo assim, pode assumir desde formas leves, até formas mais graves.

O que causa pré-eclâmpsia?

A causa exata da pré-eclâmpsia permanece desconhecida. Entretanto, temos uma ideia de como ela surge, que é a partir da placenta. A placenta é um órgão extremamente vascularizado, funcionando como uma “central de abastecimento” para o bebê em crescimento, permitindo trocas entre a mãe e o feto. Desse modo, este órgão possui projeções conhecidas como vilosidades coriônicas.

 

Eles são como pequenos “dedinhos” que se projetam da placenta para dentro do útero, permitindo que a mãe e o bebê se conectem. Esses “dedinhos” são compostos por vasos sanguíneos que permitem a troca de substâncias entre o sangue da mãe e o do bebê, garantindo que tudo o que o bebê precisa seja fornecido, enquanto os resíduos sejam eliminados. Portanto, defeitos nesta invasão das vilosidades coriônicas no útero, levam à liberação de fatores e a um estado de inflamação vascular, com repercussão em diferentes órgãos.

dia mundial da pre eclampsia, pré-eclâmpsia, pré eclampsia, o que é pré eclampsia, pré-eclampsia, pré eclampsia sintomas

Aumento do número de casos nos dias frios?

E o que dizer sobre o aparente aumento do número de casos de pré-eclâmpsia nos dias frios? Em dias com a temperatura mais baixa, os vasos sanguíneos se contraem (vasoconstrição) de modo a conservar o calor do corpo. Como a pré eclâmpsia é uma doença hipertensiva, o diagnóstico pode ser mais recorrente em dias com a temperatura mais baixa, mas isso não significa necessariamente que o frio seja a causa do problema. Sendo assim, a influência na gravidade da doença se deve por fatores maternos e específicos da gestação.

Dia Mundial da Pré-Eclâmpsia

Ademais, é importante garantir à gestante toda a assistência pré-natal adequada para avaliação de seus fatores de risco e uso adequado das medicações antihipertensivas, de modo a evitar a evolução para formas mais graves. O momento do parto depende das condições clínicas e laboratoriais maternas, da idade gestacional e da vitalidade fetal.

Quer saber como é a residência de Ginecologia e Obstetrícia? Então acompanhe o nosso podcast Papo de Residente, no terceiro episódio, a acadêmica Jessyca Nobre conversou  com a Dra. Nicole sobre a sua experiência.

https://youtu.be/2wnKau453wU

Conquiste a aprovação!

Medcof tem um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada à Residência Médica dos sonhos! Então, confira os nossos cursos  e seja mais um aprovado nas melhores instituições do país!

Aprovados medcof

GrupoMedcof
GrupoMedcofhttps://www.grupomedcof.com.br/
Grupo MedCoF, estamos comprometidos em fornecer conteúdo de alta qualidade para estudantes de medicina, médicos e futuro residentes.
POSTS RELACIONADOS