20.2 C
São Paulo
sexta-feira, 22 novembro
InícioClínica MédicaDoença de Crohn: Tudo o que você precisa saber

Doença de Crohn: Tudo o que você precisa saber

Doença de Crohn, doenca de crohn, sintomas da doença de crohn, doença de crohn sintomas, o que é a doença de crohn, tratamento doença de crohn, doença de crohn tratamento

Preparamos esse post com tudo que você precisa saber e revisar sobre a Doença de Crohn para gabaritar na prova de residência!

Veja a seguir

Doença de Crohn: Definição

A doença de Crohn é uma das doenças inflamatórias intestinais (DII) mais comuns, afetando milhões de pessoas em todo o mundo.

Etiopatogenia

A causa exata da doença de Crohn ainda é desconhecida, mas sabe-se que é uma condição multifatorial resultante de uma interação complexa entre fatores genéticos, imunológicos, luminais (microbiota e antígenos alimentares e ambientais).

 

Desse modo, estudos de associação de genoma completo identificaram mais de 200 variantes genéticas associadas à susceptibilidade à doença de Crohn. Ademais, fatores ambientais, como o tabagismo e o uso de antibióticos, também estão implicados no desenvolvimento da doença.

Apresentação Clínica

A doença de Crohn pode afetar qualquer parte do trato gastrointestinal, desde a boca até o ânus. Dessa forma, os sintomas mais comuns incluem dor abdominal recorrente, diarreia crônica, perda de peso, fadiga, febre, sangramento intestinal e constipação.


Semana HIIT MedCof, aulas grupo medcof, medcof, aulas medcof, medcof qbank, gupo medcof

Exame Físico

O paciente pode apresentar-se emagrecido, com dor à palpação abdominal, principalmente de fossa ilíaca direita. Em alguns casos, pode-se palpar massa inflamatória, ou plastrão, no quadrante inferior direito do abdome, formada por alças intestinais inflamadas e aderidas.

 

A avaliação da região perianal deve acontecer em relação à presença de fissuras, fístulas e plicomas. Em alguns casos, podem ser observadas alterações cutâneas, como eritema nodoso e pioderma gangrenoso, e oculares, como hiperemia conjuntival. Existe ainda associação à síndrome de Sweet.

Doença de Crohn: Complicações

A doença de Crohn está associada a várias complicações, como obstrução intestinal, fístulas, abscessos e deficiências nutricionais.

 

Os pacientes com doença de Crohn possuem tendência a múltiplas recorrências durante a vida, mesmo após ressecção cirúrgica. Além disso, eles também têm um risco aumentado de desenvolver câncer colorretal.

 

Portanto, é fundamental realizar um monitoramento regular dos pacientes por meio de exames de imagem, como colonoscopia e ressonância magnética, além de avaliações clínicas periódicas.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito por meio de uma combinação de exame clínico, exames laboratoriais, endoscopia, radiografia e imagens de ressonância magnética. A biópsia é fundamental para confirmar o diagnóstico, podendo encontrar granulomas não caseosos, e acometimento que vai além da camada mucosa.

 

Na investigação inúmeros exames laboratoriais e de imagem podem fazer parte na investigação diagnóstica, portanto, não seremos exaustivos aqui.

 

O que costuma a ser pedido em prova é que é importante fazer diagnóstico diferencial com colites infecciosas (Leucograma e toxinas de clostridium devem ser solicitados), o marcador ASCA é sugestivo para a DC, e embora o P-ANCA poder positivar em alguns casos, é um marcador mais frequentemente ligado a retocolite ulcerativa. A Calprotectina fecal é um importante marcador da atividade da doença!


medcof qbank, medcof aulas, grupo medcof, aulas medcof, qbank, banco de questoes medcof, medcof banco de questoes

Doença de Crohn: Classificação

A classificação de Montreal é amplamente utilizada para descrever a extensão e o comportamento da doença de Crohn. Ela divide a doença em subtipos, como ileal, colônica e ileocolônica, com base na localização do envolvimento intestinal.

 

Além disso, ela classifica a doença de Crohn como inflamatória, estenosante ou penetrante, dependendo do comportamento da doença ao longo do tempo. Dessa forma, a classificação ajuda a direcionar o tratamento e prever o prognóstico.

Tratamento

O tratamento da doença de Crohn é individualizado e baseado na gravidade da doença, localização, extensão e comportamento. Sendo assim, envolve-se uma abordagem multidisciplinar, incluindo o uso de medicamentos, terapias com imunobiológicos, cirurgia, modificações na dieta e suporte nutricional. Desse modo, o objetivo principal é induzir a remissão dos sintomas e manter a doença sob controle.

E aí, conseguiu pegar tudo o que você precisa saber sobre a Doença de Crohn?  Então acompanhe o nosso blog para não perder nenhuma atualização.

Conquiste a aprovação!

Seja mais um aprovado nas melhores residências médicas do país com o Grupo MedCofTemos um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2023! Mas, se você é novo por aqui, que tal se inscrever na Semana HIIT? Será um evento 100% gratuito e online que te permitirá conhecer um pouco do nosso método de ensino!


Semana HIIT MedCof, aulas grupo medcof, medcof, aulas medcof, medcof qbank, gupo medcof

GrupoMedcof
GrupoMedcofhttps://www.grupomedcof.com.br/
Grupo MedCoF, estamos comprometidos em fornecer conteúdo de alta qualidade para estudantes de medicina, médicos e futuro residentes.
POSTS RELACIONADOS