Lesão por pressão: tudo o que você precisa lembrar: Lesões por pressão (LPP) ou úlceras por pressão são muito comuns em pacientes acamados, principalmente em região de sacro e calcâneo. Portanto, é importante que saibamos como evitar e como manejar. Bora lá?
Leia abaixo
Fatores de risco e Escala de Norton
Lesão por pressão: tudo o que você precisa lembrar
A escala de Norton foi criada para facilitar a classificação de risco para o desenvolvimento de LPP. Consideramos risco elevado se o paciente pontuar < 14.
Critério
Classificação
Condição Física
4 = Boa
3 = Razoável
2 = Ruim
1 = Muito ruim
Condição Física
4 = Alerta
3 = Apático
2 = Confuso
1 = Estupor
Atividade
4 = Ambulante
3 = Anda com ajuda
2 = Utiliza cadeira
1 = Acamado
Mobilidade
4 = Total
3 = Ligeiramente prejudicada
2 = Muito limitada
1 = Imóvel
Incontinente
4 = Não
3 = Ocasionalmente
2 = Geralmente/Urina
1 = Dualmente
Classificação – National Pressure Ulcer Advisory Panel (NPUAP)
- Lesão por pressão estágio 1 = pele íntegra + eritema que não desaparece à pressão.
- ESTÁGIO 2 = pele parcialmente densa + perda da epiderme (erosão ou bolhas) com ou sem ulceração verdadeira. Pode apresentar bolhas íntegras ou parcialmente rompidas por pressão.
- ESTÁGIO 3 – Lesão por pressão = perda total da espessura da pele + lesão no tecido subcutâneo que se estendem até a fáscia subjacente (sem comprometê-la). As úlceras parecem com uma cratera sem exposição da camada muscular ou do osso subjacente.
Lesão por pressão: Tudo o que você precisa saber
- Lesão por pressão – ESTÁGIO 4 = perda total da espessura da pele com extensa destruição, necrose tecidual e dano aos músculos, tendões, ossos subjacentes ou outras estruturas de suporte expostas.
NÃO ESTADIÁVEIS = perda total da espessura da pele e do tecido em que a extensão da lesão tecidual não pode ser determinada, pois é obscurecida por detritos, descamação ou escaras.
- LESÃO TECIDUAL PROFUNDA = pele íntegra ou não, com uma área localizada do lesão no tecido subjacente por causa de pressão e/ou forças de cisalhamento. Pigmentação de púrpura a marrom que não some com a pressão e persiste na pele íntegra. Pode apresentar vesículas ou bolhas contendo sangue.
- LPP RELACIONADA A DISPOSITIVO MÉDICO = resulta do uso de dispositivos terapêuticos, como moldes e talas.
Manejo da Lesão por pressão
O tratamento de LPP consiste em redução da pressão, realizando reposicionamento do paciente a cada duas horas, evitar atritos, tratar as lesões e as dores. Além de, se necessário, garantir o controle de infecções.
Por fim, o prognóstico costuma ser excelente se o diagnóstico da LPP for em fases iniciais. Se houver demora no diagnóstico, temos um maior risco de infecção grave e dificuldade na cicatrização.
E aí, tá pronto pra classificar uma LPP em um paciente acamado? Não esquece de anotar as dicas. Bons estudos!
Conquiste a aprovação
As provas de residência estão cada vez mais perto! Se você quer ser mais um aprovado nas melhores residências médicas do país, então conheça o Grupo MedCof! Temos um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2023!
HIIT MedCof
Mas, se você é novo por aqui, que tal conferir na Semana HIIT? Este foi um evento 100% gratuito e online que te permitirá conhecer um pouco do nosso método de ensino! Comece pela live do Dr. Cavarzan sobre como enfrentar a matéria atrasada e saiba como é possível revisar todo o conteúdo em apenas 12 semanas! Todas as aulas já estão disponíveis no nosso canal do Youtube, assim você poderá conhecer um pouco do que o nosso curso intensivo para residência médica pode te oferecer.https://www.youtube.com/watch?v=afKaRk2Hpb0&t=3019s