Contextualizando
A taquiarritmia é uma alteração no ritmo cardíaco caracterizada por uma frequência cardíaca acima de 100 batimentos por minuto em adultos. Isso significa que o coração bate mais rápido do que o normal. Os sintomas da taquiarritmia podem variar de pessoa para pessoa e podem incluir: Palpitações, Falta de ar, Tontura, Vertigem, Desmaio e Dor no peito. Mas para fecharmos um diagnóstico de taquiarritmia, precisamos identificar o tipo e as possíveis causas.
Diagnósticos semelhantes
Fibrilação atrial
Caracterizado por um ritmo irregularmente irregular, onda P. A taquicardia somente pode ser caracterizada quando encontramos, também, uma frequência cardíaca/ventricular > 100/110 bpm.
Flutter atrial
Identificamos ondas F serrilhadas e frequência atrial aproximadamente de 300 bpm. Está muito associado à fibrilação atrial, mas é uma taquicardia com QRS estreito.
Tipos de taquiarritmia
Existem diversos tipos de taquiarritmia, classificados de acordo com a origem do ritmo anormal. Alguns dos principais tipos são:
- Taquicardia com QRS estreito e RR regular
Essa manifestação se dá em taquicardia por reentrada nodal (TRN), por reentrada átrio-ventricular (TAV) e taquicardia atrial (TA). Em geral, observamos esses casos em pacientes jovens e com coração estruturalmente normal. O início é súbito e com palpitações regulares.
No eletrocardiograma da taquicardia por reentrada nodal encontramos, se visíveis, onda P após o QRS (muito próximas e invertidas). Além disso, o intervalo RP é menor que 70 ms, com um pseudo R’(em V1) ou pseudo-S (em D2, D3), gerando onda retrógrada.
A Taquicardia por reentrada atrioventricular apresenta uma via acessória, com onda P mais distante do complexo QRS (intervalo RP menor que 70 ms. Esse tipo apresenta semelhança com infra de segmento ST.
- Taquicardia – QRS largo
O Torsades de Pointes apresenta complexo QRS largo e de características polimórficas. No ECG vemos um intervalo QT aumentado.
Nas taquicardias com QRS largo e monomórfica, podemos identificar os tipos de taquicardia ventricular (>70%) ou a taquicardia supraventricular com aberrância de condução (BRD, BRE, via acessória).
Seja um MedCoffer
Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCoffer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.