A anestesiologia é a especialidade da medicina que estuda, aplica e gerencia técnicas anestésicas para proporcionar conforto e segurança aos pacientes durante procedimentos médicos, reduzindo ou extinguindo a dor.
Qual a importância da anestesiologia na medicina?
Conforme mencionado, a anestesiologia é fundamental para a segurança dos pacientes durante os procedimentos cirúrgicos e exames diagnósticos. Além da analgesia, o médico também garante a manutenção dos sinais vitais e bem-estar do organismo durante o procedimento.
Quais são as áreas de atuação de um Anestesiologista?
Anestesia geral
Nessa especialidade, o profissional atua em diversas áreas de um hospital, sendo elas o centro cirúrgico, pronto-socorro, centro de endoscopia, hemodinâmica e centro obstétrico. O anestesiologista é o profissional responsável por aplicar a anestesia geral, cuidar do paciente durante a operação e no pós-operatório, além de ser essencial na equipe cirúrgica.
Anestesia regional
A anestesia regional é aplicada pelo profissional em áreas específicas do corpo, como braços, pernas, mãos, região inferior do corpo, tórax e abdômen. Este procedimento é utilizado em cirurgias mais simples, no qual permite o paciente permanecer acordado. Os tipos de anestesia regional mais utilizados são:
- Peridural: É aplicada nas costas, entre as vértebras, com uma agulha fina. É administrada continuamente, por meio de um cateter;
- Raquidiana: É dada uma só vez e tem efeito mais imediato.
Quais são as subespecializações de um Anestesiologista?
Anestesia cardíaca
Nesta subespecialização, o papel mais importante é manter o paciente inconsciente, aliviar as respostas circulatórias à estimulação cirúrgica e prevenir ou tratar alterações que possam levar ao desequilíbrio de oxigênio no músculo cardíaco.
Anestesia cardíaca infantil
Aqui, o anestesiologista garante o conforto e a imobilidade da criança durante o cateterismo, permitindo que a equipe médica execute o procedimento com segurança.
Anestesia pediátrica
É um procedimento que tem como objetivo adormecer ou manter uma criança relaxada durante um procedimento médico. A técnica mais utilizada é a anestesia geral inalatória.
Anestesia vascular
Refere-se a vários tipos de anestesia utilizadas em cirurgias vasculares, como a anestesia local com vasoconstritor, a anestesia para cirurgia de varizes e a anestesia venosa total.
Anestesia obstétrica
A anestesia obstétrica pode ser local, regional ou geral, e é utilizada em partos normais, cesáreas e outras cirurgias.
Quanto ganha um Anestesiologista?
O salário de um anestesiologista no Brasil pode variar de acordo com a experiência, a localização e se o profissional trabalha em plantões. O Guia de Carreira, baseado no Banco Nacional de Emprego (BNE), indica que um anestesista com até dois anos de experiência ganha entre R$ 5.000,00 e R$ 8.000,00 mensais.
De acordo com o GlassDoor, o salário base fica em torno de 10 a 25 mil por mês.
Qual a rotina de um Anestesiologista no mercado de trabalho?
A rotina do anestesiologista envolve desde o preparo do paciente antes da cirurgia até o acompanhamento pós-operatório. Algumas das principais atividades de um anestesiologista são:
- Aplicar a anestesia;
- Monitorar as funções vitais do paciente durante a cirurgia;
- Administrar medicamentos para controlar a dor e relaxar os músculos;
- Aliviar a dor e gerenciar sintomas como náuseas ou vômitos no pós-operatório.
O que é necessário para se especializar em Anestesiologia?
O primeiro passo é concluir a graduação de medicina que dura 6 anos. Depois, é necessário realizar a residência médica em Anestesiologia, com duração de 3 anos. Após isso, é possível obter o registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).
Como se preparar para a residência em Anestesiologia?
Conquiste a sua tão sonhada vaga na residência médica em Anestesiologia! Seja um MedCofer e tenha acesso às nossas questões e aulas preparadas pelos melhores especialistas do mercado, que já aprovaram mais de 10 mil médicos em todo o país. Não perca essa chance!