
O que é angiologia?
A Angiologia lida diretamente com o sistema circulatório, atendendo as doenças, casos, estabelecendo diagnósticos e passando tratamentos para a melhoria e/ou identificação de incidentes que possam afligir esse sistema.
Qual a diferença entre angiologia e cirurgia vascular?
A Angiologia e a Cirurgia Vascular são especialidades que andam em paralelo, mas a abordagem e a tratativa de cada uma é o que as diferenciam.
Enquanto uma é focada no atendimento de casos cirúrgicos (Cirurgia Vascular), a outra (Angiologia) é direcionada à abordagem clínica de casos que atingem diretamente os vasos humanos, direcionando tratamentos para a recuperação e preservação do sistema circulatório.
Qual a importância da angiologia para a medicina?
A angiologia busca o atendimento, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças vasculares. Segundo o Ministério da Saúde, é apontada como principal causa de morte no Brasil as doenças que atingem o sistema circulatório, principalmente àquelas que atingem diretamente o coração, correspondendo a 30% dos óbitos no país.
É uma área médica que busca garantir a integridade da saúde no geral por meio da supervisão do sistema vascular, prevenindo acometimentos a esse complexo que, possuindo um bom funcionamento, garante uma melhor qualidade de vida para o paciente.
Entre as variadas doenças que são atendidas por um médico angiologista, veja abaixo algumas que se destacam:
Varizes: dilatações dos vasos causados insuficiência das válvulas venosas, desenvolvevndo dores, impressão de peso e inchaço na região. A metodologia de tratamento é composta pelo uso de meias de compressão, pomadas, escleroterapia e, até mesmo, intervenções cirúrgicas.
Trombose Venosa Profunda (TVP): a TVP é caracterizada pela formação de coágulos em veias com uma maior profundidade, como o próprio nome explica. A região com maior número de incidência desses casos são as pernas, porém, o não acompanhamento, pode ocasionar em uma possível embolia pulmonar. Dentre as formas de tratamento, podem se destacar o uso de anticoagulantes, fibrinolíticos, meias de compressão e cirurgias.
Linfedema: corresponde ao acúmulo de linfas nos vasos linfáticos, causando um inchaço e, consequentemente, dor e/ou formigamento na área. O Linfedema pode derivar de causas genéticas, afetando pernas, braços, pés e coxas.

Quais são as principais áreas da angiologia?
Sendo uma área de grande abrangência, a Angiologia pode ser dividida em diversas subespecialidades, com direcionamentos específicos para cada caso abordado. Confira abaixo alguns casos tratados pela área da Angiologia.
Doenças arteriais
Como já enfatizado, a ação direta da Angiologia é o estudo e acompanhamento do sistema circulatório do corpo humano, atendendo vasos sanguíneos e linfáticos . Logo, isso se estende às artérias – sendo responsáveis pelo transporte do sangue com oxigênio do coração para os tecidos -, o que torna de responsabilidade do médico angiologista o tratamento, identificação e diagnóstico de doenças que afligem todo o sistema arterial.
Dentre elas, podemos citar: Doença Arterial Coronariana; Doença Vertebrobasilar; Doença Aterosclerótica Carotídea
Doenças linfáticas
Como o próprio nome sugere, as doenças linfáticas atingem justamente o sistema responsável pelo reajuste e equilíbrio de fluidos no corpo humano, mas, além disso, esse conjunto de órgãos, vasos e tecidos têm a função de defesa em nosso organismo, possuindo assim uma um grau abrangente de importância para nós, o que se torna necessário o seu acompanhamento.
A defesa do organismo ocorre por conta da distribuição das linfas nos gânglios e na circulação venosa, portanto, qualquer enfermidade que possa atingir esse complexo, pode ser tornar de grande urgência a sua recuperação. Exemplos de doenças nesse sistema que podem ser destacados são: Linfedemas; Linfangite; Erisipela.
Diagnósticos vasculares
Diferentemente do atendimento do Cirurgião Vascular, o Angiologista lidará, de maneira clínica, enfermidades que atingem em qualquer parte envolvente do sistema circulatório.
Portanto, a área é responsável pelos diagnósticos de problemas que possam afetar todo esse sistema, além de fazer o acompanhamento da saúde vascular dos pacientes.
Angiologia estética
Já evidente no nome atribuído a essa parte da especialidade, a Angiologia Estética visa oferecer ao seu paciente qualidade no seu sistema vascular e, em paralelo, uma melhoria na autoestima deste.
Um exemplo que pode ser citado é o tratamento de varizes, no qual se busca garantir a saúde no geral e assim funcionando no campo estético da pessoal.
Doenças venosas
As doenças venosas são aquelas que causam algum dano e/ou alteração na estrutura dos vasos sanguíneos, dificultando a passagem do sangue desoxigenado para o coração, possibilitando uma maior incidência de problemas relacionados a esse fluxo sanguíneo. Isso ocorre por conta da perda da elasticidade e força da parede da veia, levando à dilatação e, como mencionado, a mudança em seu formato.
Essas enfermidades podem ocorrer por diversos motivos, sejam eles o avanço da idade, obesidade, sedentarismo e fatores genéticos. Lembrando que varizes, trombose venosa superficial (TVS) e Trombose Venosa são exemplos desses tipos de doenças.
Como é a rotina de um médico especializado em angiologia?
A prática médica do médico angiologista é direcionada ao atendimento clínico, avaliando caso por caso, solicitando exames, fazendo acompanhamento e, quando necessário, realizando o direcionamento para o cirurgião vascular.
Entre os exames solicitados e, muitas vezes, realizados pelo próprio profissional, vale ressaltar o Ultrassonografia Doppler, Angiografia e Exames de sangue, de maneira a definir o melhor diagnóstico para o seu paciente.
Quanto ganha um médico angiologista?
O valor atribuído ao salário de um médico angiologista pode variar com a carga horária, local e segmento na área que este desejar seguir.
De acordo com o portal Salários.com, em 2025 um médico angiologista ganhava em média R$5.096,29, porém o teto salarial pode ultrapassar os R$10.000,00.
Como conquistar a aprovação na residência?
Vai prestar para angiologia ou mais alguma especialidade médica esse ano? Vem com a MedCof que nós podemos te ajudar!
Com uma metodologia exclusiva, um banco de questões carregado e com aulas extremamente direcionadas, podemos te auxiliar nesta fase tão importante da sua vida. Vem ser um MedCofer!