
As anomalias congênitas são anormalidades no desenvolvimento embriológico. Elas podem ser evidenciadas no nascimento ou nos primeiros anos de vida, mas, em alguns casos, aparecem somente na terceira idade (bem menos comum, mas possível de deflagrar). A incidência de nascidos vivos com essas anomalias na região da cabeça e pescoço representam cerca de quatro por cento do total. As mais representativas são:
- Cisto do ducto tireoglosso;
- Anomalia do Aparelho Branquial;
- Linfangioma.
Cisto do Ducto Tireoglosso
A anomalia congênita mais importante das provas apresenta em seu quadro clínico um nódulo assintomático, palpável na linha média\ e que apresenta mobilidade durante a deglutição ou protusão da língua (Sinal de Sistrunk – sinal clínico quase patognomônico do cisto do ducto tireoglosso).

Desenvolvimento
Na quarta semana do desenvolvimento ocorre migração caudal pré-faríngea (através do hioide), que vai da base da língua, região anterior da laringe e faringe, até se depositar na traqueia. Com a migração, fica remanescente um trajeto unido ao forame cego. Além disso, da quinta a décima semana, ocorre a obliteração do ducto tireoglosso (processo fisiológico), sendo que é normal que não haja a obliteração perfeita e completa do canal (fundo cego).

Diagnóstico
Feito clinicamente, porém, podemos utilizar alguns recursos para caracterizar melhor:
- USG (identifica nodulos anecoicos com paredes finas)
- PAAF (identifica conteúdo cístico, epitélio colunar pseudoestratificado).
Tratamento
O cuidado curativo consiste na cirurgia de Sistrunk, caracterizado pela ressecção de todo o trajeto do ducto e da porção central do hioide (sem prejuízo na deglutição e fonação). Nós retiramos somente o cisto que apresenta alto risco de recidiva (pois o ducto do cisto atravessa a porção central do hioide).
Anomalias do Aparelho Branquial
Levando em conta o aparelho branquial, o cito e a anomalia mais comum.A maioria dos cistos se apresentam como nódulos (sem aberturas, completamente circunscrito), mas podem ser por sinus (abertura apenas interna ou externa, podendo ou não ter cisto) e por fístulas ( um quarto dos casos em geral).
Desenvolvimento
Entre a quarta e a sétima semana, existem 6 arcos branquiais pareados, que irão formar as estruturas da face e do pescoço. O normal é ocorrer o crescimento do segundo arco e ele se fundir posteriormente, culminando em uma obliteração do espaço remanescente. Porém, se não ocorre a obliteração adequada, há o que chamamos de persistência do seio cervical de Hiss.

Diagnóstico
Também feito clinicamente, esse diagnóstico pode ser complementados por exames como:
- Ultrassonografia;
- Fistulografia (em suspeita de fístula)
- PAAF (identifica cristais de colesterol)
Tratamento
Feito por meio da excisão cirúrgica, com ressecção do cisto e todo o seu trajeto.
Linfangioma
Anomalia congênita benigna dos vasos linfáticos, em que ocorre uma dilatação de vasos linfáticos e baixo fluxo vascular. Ela pode ser classificada quanto ao tamanho do cisto em microcístico (sinônimo de higroma cístico, com massa translucente menor que um centímetro) microcístico (sinônimo de Linfangioma cicumsriptum, apresenta aglomerados de vesículas translucentes ou hemorragias maiores que um centímetro) ou mistos. O paciente pode apresentar sintomas diversos (lesões orais, cervicais, faríngeas, etc) ou, até, ser assintomático.
Diagnóstico
Feito, normalmente, já no nascimento, e feito pelo exame físico (por transiluminação, principalmente no microcístico). Além disso, pode ser complementado por RM, USG/TC e PAAF.
Tratamento
Em lesões pequenas e assintomáticas, as intervenções não precisam ser feitas. Quando necessárias, temos um arsenal amplo de intervenção, dentre as quais optamos conforme a classificação:
- Microcístico (esclerapia inicialmente, considerando cirurgia conforme com a relação da extensão da cirurgia e a deformidade);
- Microcítico (Consideramos fazer quando sintomático ou facilmente acessível, por meio de Laser CO2; Ablação por radiofrequência).
O método que te aprova!
Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCoffer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.