Saiba tudo sobre a anquiloglossia, classificação e método do tratamento cirúrgico
Sumário
A anquiloglossia é uma anomalia congênita que ocorre quando parte do tecido embrionário não passa pelo processo natural de apoptose durante o desenvolvimento e, dessa forma, permanece na região ventral da língua. Essa condição é caracterizada por um frênulo lingual anormalmente curto e espesso ou fino, que limita os movimentos da língua em diferentes graus.
Classificação
A anquiloglossia pode variar em relação à espessura, elasticidade e ponto de fixação do frênulo tanto na língua quanto no assoalho da boca. Assim, essa condição pode ser classificada como leve ou parcial (forma mais comum) e grave ou completa (condição rara em que a língua fica fundida ao assoalho da boca).
Amamentação
Essa anomalia congênita, apesar de não existirem evidências robustas, tem sido associada a dificuldades na amamentação, diminuindo a habilidade do bebê de fazer pega e sucção adequadas. Consequentemente, causa diminuição do estímulo à produção de leite e ao esvaziamento da mama, podendo causar dores nas mamas.
Protocolo Bristol de Avaliação da Língua
Faz parte do 1º exame físico do recém nascido. Auxilia na identificação de lactentes que se beneficiaram de uma frenotomia.
A pontuação final varia de 0 a 8 pontos. Valores entre 0 e 3 indicam redução mais grave da função da língua. Nesses casos, é indicado que seja realizada a avaliação da mamada e do frênulo lingual antes da alta hospitalar do recém nascido.
Pacientes com score duvidosos (4 ou 5) devem ser acompanhados seguindo o fluxograma abaixo.
No próximo post, falaremos sobre a intervenção cirúrgica que deve ser realizada nos casos de perda grave da função da língua: a frenotomia. Bons estudos!
O método da sua aprovação
Se você quer garantir a sua aprovação nas provas de residência, então conheça o Grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Confira o relato de quem pode comprovar na prática a recompensa de confiar em nosso método:
https://www.youtube.com/watch?v=lQ-WAjPz7QQ&t=1s