21.1 C
São Paulo
sábado, 04 maio
InícioPediatriaApêndice pré-auricular em recém-nascido: tudo o que você precisa saber.

Apêndice pré-auricular em recém-nascido: tudo o que você precisa saber.

Nesse artigo abordaremos sobre a apêndice pré-auricular, o que é e sua investigação.

Sumário

Apêndices pré-auriculares

Os apêndices pré-auriculares (APA) são anormalidades congênitas da orelha externa que ocorrem com frequência de 24 a cada 10 mil nascidos vivos. É mais comum no sexo masculino e com localização à direita.

Os APA são anomalias comuns dos arcos branquiais, caracterizadas por tumorações congênitas cutâneo-cartilaginosas que podem estar localizadas em qualquer ponto entre o tragus da orelha e o ângulo da boca, uni ou bilateralmente. Se presentes de forma esporádica e não relacionada a síndromes genéticas, costuma apresentar relação com anomalias genéticas, em especial as renais, sendo o rim em ferradura a mais comum. Em crianças, especialmente recém-nascidos, as malformações renais são descobertas, na maioria das vezes, quando alterações irreversíveis já estão presentes, com a doença renal crônica. Estudos têm identificado que a presença de malformações em orelha externa possui correlação com alterações renais, em especial se também está relacionada a outros fatores de risco para alteração na organogênese fetal, como hipertensão arterial, diabetes gestacional e tabagismo.

Há alguns anos, acreditava-se que a presença de APA também estava relacionada a surdez neurossensorial. Entretanto, estudos têm mostrado que não existe correlação entre perda auditiva e a presença de APA sem outros indicadores de risco para deficiência auditiva

Dessa forma, é importante debatermos e relatarmos os casos sobre esse tema, pois existe pouco debate na literatura. Não há consenso sobre a investigação de malformações ou surdez em pacientes com APA. Portanto, cabe ao médico que identificar o apêndice pré-auricular, analisar a necessidade ou não de investigação, que pode ser feita através do BERA (Exame do Potencial Evocado Auditivo do Tronco Encefálico) e/ou da ultrassonografia renal.

Gostou de saber mais sobre esse tema? Bons estudos.

O método que te aprova

Se você quer garantir a sua aprovação nas provas de residência, então conheça o grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Confira abaixo o episódio do nosso podcast papo de aprovado em que nossos coordenadores conversam com quem pode comprovar na prática a recompensa de confiar em nosso método:

https://www.youtube.com/watch?v=GbYHUWw3ta8
POSTS RELACIONADOS