Se você não sabe sobre os achados sistêmicos e extra articulares da Artrite Reumatoide (AR) ou nódulo reumatoide e quer aprimorar seus conhecimentos sobre o tema , então leia esse post e fique por dentro de tudo.
Saiba mais
Definição de Artrite Reumatoide
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença crônica, inflamatória, sistêmica, autoimune que afeta as articulações sinoviais causando erosões ósseas e deformidades. Pensando nisso, esta
etiopatogenia está relacionada com fatores genéticos e gatilhos ambientais (sexo feminino, tabagismo, disbiose intestinal, periodontite, infecção por EBV e Chikungunya, obesidade, etilismo e depressão)
Quadro Clínico: achados sistêmicos
Desse modo, a AR é uma doença sistêmica que tem como principal manifestação o envolvimento articular simétrico, entretanto há também os acometimento extra-articulares, que apesar de serem mais raros, devem ser amplamente conhecidos.
Achados extra-articulares
Sendo assim, os achados extra-articulares acometem cerca de 40% dos pacientes, e mais comuns naqueles que não estão em tratamentos e/ou apresentam altos títulos de Fator Reumatoide e Anti-CCP. Dessa forma, como manifestações sistêmicas, é comum ser observado perda de peso, fadiga crônica e distúrbios do afeto, como depressão e ansiedade.
Nódulos reumatoides
Os nódulos reumatoides são as manifestações extra-articulares mais comuns. Eles podem ser caracterizados como nodulações móveis indolores em faces extensoras, e que também podem acometer parênquima pulmonar e cardíaco (apesar de mais raro). Desse modo, eles são indicativos de doença com pior prognóstico.
Artrite Reumatoide: Manifestações oculares
Nas manifestações oculares podemos observar a ceratoconjuntivite seca como a manifestação mais comum (podendo estar ou não associada com a Síndrome de Sjogren), a Episclerite e a Esclerite (quadro mais grave).
Manifestações cardiológicas
Em relação às manifestações cardiológicas, pode-se observar a Pericardite (assintomática em 50% dos casos), Miocardite e a mais importante… a Doença Arterial Coronariana (DAC). Assim, os portadores de AR possuem elevado risco cardiovascular, sendo a DAC a principal causa de mortalidade nesses pacientes.
Além disso, a aortite, disfunção valvar, aneurismas e defeitos de condução podem estar presentes.
Manifestações pulmonares
As manifestações pulmonares estão presentem em 60 a 80% dos pacientes com AR, a maioria de forma assintomática, portanto, é importantíssimo realizar o rastreamento de acometimento pulmonar.
O acometimento pulmonar mais comum é o derrame pleural, assintomático em até 73% dos casos. Assim, o líquido coletado pode ser leitoso-esverdeado, seroso ou sanguinolento apresentando predomínio linfocítico, glicose < 30 mg/dl, DHL > 700 U/L, complemento consumido e FR positivo.
Agora, o que você precisa prestar atenção, principalmente nas provas multimídia , é a doença pulmonar intersticial provocada pela AR, que se manifesta com dispneia progressiva aos esforços, tosse seca e que pode estar associada a estertores crepitantes. À espirometria, é encontrado o padrão restritivo. Na tomografia é possível visualizar dois padrões ou a PIU (Padrão Intersticial Usual) ou a PINE (Padrão Intersticial Não Específica).
PIU
- Infiltrado reticular
- Bronquiectasias de tração
- Áreas de faveolamento
- ⇒ bilateral e em periferia
- Poupa a região subplerual
PINE
- Predominio em vidro fosco bilateral bibasal
A Síndrome de Caplan, também conhecida como neumoconiose reumatoide, é um acometimento pulmonar da artrite reumatoide, com múltiplos nódulos úlmonares em pacientes com pneumoconiose (doença laboral a partir da exposição à silica)
Artrite Reumatoide: Manifestações renais
Alguns pacientes podem desenvolver complicações renais com glomerulopatias (amiloidose) e doença túbulo-intersticial (principalmente quando associada à Sd de Sjogren).
Manifestações Gastrintestinais
- Xerostomia (Sd. Sjogren)
- Vasculite mesentérica
Manifestações Hematológicas e vasculares
- Anemia de doença crônica (devido a atividade inflamatória crônica) e plaquetose.
- A Síndrome de Felty, ocorre em formas graves da doença e é caracterizada por Esplenomegalia + Leucopenia + Úlceras em MMII.
🩺 ATENÇÃO! Pacientes com Sínd. de Felty devem SEMPRE ser rastreados para doenças linfoproliferativa, devido sua forte associação ao Linfoma de Hodgkin.
Outra manifestação que pode estar presente é a vasculite, que pode se manifestar com isquemia, gangrena e úlceras em extremidades.
Manifestações neurológicas
Devido ao quadro inflamatório crônico das articulações e tecidos adjacentes, a AR pode se manifestar com neuropatias compressivas periféricas :
- Síndrome do túnel do carpo (compressão do nervo mediano);
- Síndrome do canal de Guyon (compressão do nervo ulnar);
- Mielopatia cervical (pela subluxação C1-C2, podendo levar à compressão da medula e tetraplegia)
- Mononeurite múltipla;
E aí, você lembrava dos achados sistêmicos e extra articulares da artrite reumatoide? Se não, então continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de todos os assuntos da medicina.
Conquiste a aprovação!
A Medcof tem um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada à Residência Médica dos sonhos! Então, confira os nossos cursos e seja mais um aprovado nas melhores instituições do país!