Leia a seguir
Artrite Reumatoide (AR): Quais são os achados típicos que você precisa saber? Quer saber os principais achados da Artrite Reumatoide e aprimorar seu conhecimento sobre o tema? Então leia o conteúdo que preparamos especialmente para você!
Definição de Artrite Reumatoide
A Artrite Reumatoide (AR) é uma doença crônica, inflamatória, sistêmica, autoimune que afeta as articulações sinoviais causando erosões ósseas e deformidades. Dessa forma, ela afeta aproximadamente 1% da população mundial e é mais comum em mulheres do que em homens (proporção 2,5:1). Sendo assim, a maior incidência ocorrem em indivíduo de 35 a 75 anos.
Além disso, a etiopatogenia está relacionada com fatores genéticos e gatilhos ambientais (tabagismo, disbiose intestinal, periodontite, infecção por EBV e Chikungunya entre outros)
Quadro Clínico: Achados típicos da Artrite Reumatoide
Como citado anteriormente, a AR é uma doença sistêmica que tem como principal manifestação o acometimento das articulações. Entretanto, há também os acometimento extra-articulares apesar de serem mais raros. Pensando nisso, veja a discussão de ambos os tópicos abaixo.
Poliartrite
Ademais, a artrite reumatoide é caracterizada por ser uma poliartrite erosiva, simétrica, crônica (>6 semanas) e progressiva. Desse modo, a artralgia tem característica inflamatória (piora com repouso e melhora com o movimento), frequentemente associada a edemas e bloqueio articular.
🩺 Dica para as provas: A AR é uma doença de pequenas articulações (preferencialmente, o joelho pode ser afetado). Assim, as articulações mais afetadas são interfalangianas proximais, metacarpo e metatarsofalangianas.
Dessa forma, ela tem pouco acometimento axial, com exceção da subluxação atlanto-axial (C1-2), caracterizada por:
- Dor cervical irradiada para occipital.
- Doença de longa data.
- Comprometimento neurológico sensitivo e motor.
Além disso, a disfunção da ATM, também é uma manifestação que pode estar presente.
Deformidades
Preste bastante atenção neste ponto, pois as provas de residência adoram abordar este ponto em suas questões.
Por ser uma doença progressiva, as deformidades fazem parte do curso natural da doença naqueles paciente que não recebem tratamento, levando a tenossinovites e a bloqueios irreversíveis.
Tenossinovites
- Polegar em Z.
- Desvio ulnar dos dedos.
- Dedo em botoeira (hiperflexão de IFP).
- Dedo em pescoço de cisne (hiperextensão da IFP.
Edema das articulações MCF, flexão MCF moderada e deformidades em pescoço de cisne.
O polegar direito mostra hiperextensão da articulação interfalangeana (polegar em Z). Sendo assim, ambos os dedos anulares apresentam deformidades em botoeira com flexão das articulações interfalangeanas proximais e hiperextensão das distais.
Bloqueios irreversíveis
- Atrofia de musculatura interóssea.
- Mãos em dorso de camelo (deformidade em punho)
Mão em dorso de camelo.
👁️🗨️ DE OLHO NA IMAGEM! Preste atenção nos principais achados que podem ser observados na radiografia de pacientes com AR!
Portanto, há presença de subluxação erosiva mais marcante das articulações MCP com desvio ulnar. Alterações degenerativas proeminentes também são vistas na articulação ulnar-carpal. Observe também osteopenia particularmente das regiões MCP.
E aí? Já garantiu a revisão sobre os achados típicos da Artrite reumatoide? Então, acompanhe o nosso blog para estar sempre atualizado.
Se quer saber mais sobre a área médica, então confira os nossos podcasts através no Youtube? Lá você poderá ver o Papo de Aprovado, de Residente e de Dermato, além de diversas correções das provas de residência e novidades médicas.
Conquiste a aprovação!