15.4 C
São Paulo
sábado, 05 outubro
InícioNovidadesAvaliação psicológica para médicos

Avaliação psicológica para médicos

Avaliação psicológica pode ser obrigatória para profissionais da saúde

Um projeto de lei está em discussão para tornar obrigatória a Avaliação Psicológica de médicos, enfermeiros e psicólogos em decorrência do aumento dos casos de assédio em hospitais e clínicas. A medida visa garantir que os profissionais da saúde apresentem um comportamento ético e adequado no ambiente de trabalho, beneficiando tanto os pacientes quanto os próprios profissionais envolvidos no atendimento.

Confira!

Sobre o Projeto de Lei

O projeto de lei proposto pelo Deputado Federal Júlio César Ribeiro (Republicanos-DF),englobará Faculdades e Universidades que ofertam os cursos de Medicina, Enfermagem e Psicologia. Se aprovado pela Câmara, as instituições terão que realizar uma avaliação psicológica que ateste que os estudantes estão mentalmente aptos para exercer tal profissão. 

Assim sendo o prognóstico deverá ocorrer através de um instrumento técnico-científico, validado e admissional, necessário para a obtenção do diploma. 

Além disso, também será disponibilizado pelas instituições, disciplinas que discutam Bioética, Humanização do Atendimento em Saúde e Saúde Mental no Âmbito Acadêmico e Profissional.

Objetivo da Avaliação

projeto de lei ainda destaca o objetivo da avaliação psicológica para profissionais da saúde visa a conscientização dos futuros profissionais da intervenção sobre a vida, identificar os limites e finalidades de suas ações e os riscos de possíveis aplicações.

As normas relativas à esta avaliação ficarão sob responsabilidade do Ministério da Educação (MEC), do mesmo modo que as instituições deverão formar grupos de profissionais que elaborem as estratégias para a implementação desses novos ensinamentos.

Atualmente os profissionais de nível técnico e superior que já exercem suas atividades,caberá aos empregadores a obrigatoriedade da avaliação psicológica. Assim como aplicação passará a fazer parte dos exames admissionais e periódicos.

Justificativa

Dessa maneira a principal justificativa para a implementação da avaliação psicológica são os casos crescentes de condutas inadequadas de profissionais da área de saúde. 

Um exemplo citado no documento é o aumento de 48% da média de denúncias de importunação sexual feita por médicos. O deputado argumenta que, assim como policiais, bombeiros e delegados se submetem à avaliações psicológicas por se tratar de uma área ligada diretamente à preservação da vida humana, o mesmo valeria para os profissionais da saúde.

De acordo com Júlio César, além de considerar o tema uma necessidade inerente do ser humano em uma situação de vulnerabilidade, caberia também a proteção daqueles profissionais que são éticos e responsáveis. Dessa forma, o projeto de lei é proposto com o intuito de preservar a integridade física e emocional da sociedade civil e a capacitação profissional.

A idealização do projeto conta com a participação de médicos atuantes como a

Dra. Eliene Ancelmo, Dr. José Hiran e o Psicólogo Luiz Felipe Castelo.

Confira o documento na íntegra sobre a proposta da avaliação psicológica para médicos, clicando aqui.

GrupoMedcof
GrupoMedcofhttps://www.grupomedcof.com.br/
Grupo MedCoF, estamos comprometidos em fornecer conteúdo de alta qualidade para estudantes de medicina, médicos e futuro residentes.
POSTS RELACIONADOS