22.3 C
São Paulo
quinta-feira, 21 novembro
InícioNovidadesQual é a nova banca do Enare?

Qual é a nova banca do Enare?

A 5ª edição do Exame Nacional de Residência (ENARE) contará com uma mudança na banca responsável pela aplicação da prova de residência médica, que agora será de responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A FGV surgiu em 1944, como uma instituição direcionada ao preparo pessoal para a área da administração, sendo ela pública ou privada. Atualmente, possui espaços nas cidades de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, mantendo atividades na área de ensino superior, pós-graduação, mestrado, doutorado e na participação de concursos, sendo assim uma referência no espaço educacional e de pesquisa.

Além disso, ao longo desses anos, a instituição foi responsável pela elaboração de muitas provas de grande relevância para o cenário brasileiro, como, por exemplo, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2017 e o auxílio fixo na produção do Exame da Ordem do Advogado do Brasil (OAB).

Qual é o papel da banca do Enare?

Neste ano, a Fundação Getúlio Vargas será responsável pela elaboração, execução, organização e, por fim, a avaliação definitiva da prova do ENARE. Além disso, a banca busca garantir a qualidade, eficácia e transparência na aplicação do exame, possibilitando uma maior consolidação no meio médico por parte do processo seletivo.

O que esperar da FGV como banca do Enare?

Sendo uma das instituições mais renomadas no país, a FGV busca consolidar ainda mais o processo seletivo do ENARE, trazendo uma maior amplitude deste processo seletivo e, consequentemente, alcançando um maior número de profissionais.

A organização, visando o desenvolvimento e a avaliação de exames e provas para concursos, criou a FGV Conhecimento, uma segmentação da famosa entidade, orientada à produção de provas, certificações e concursos em todo o país.

A instituição já mostra sua abrangência na produção de exames com seu histórico. Como mencionado acima, é responsável pela elaboração da prova da OAB e, há 7 anos atrás, o ENEM. Além disso, a FGV também já foi responsável por concursos na área médica, ofertando vagas para médicos generalistas, plantonistas e de diferentes áreas para a atuação no Ministério da Saúde. É importante ter em mente que, mesmo sendo para a área médica, essas provas podem não apresentar semelhança com a avaliação do ENARE.

Qual era a banca antiga do Enare?

Durante os primeiros 4 anos de existência do ENARE, sua banca foi formada pela Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP). A instituição era responsável pela produção, organização e avaliação dos exames anteriores do processo seletivo.

O Instituto AOCP é uma organização que trabalha fornecendo assessoria, administração e elaboração de avaliações para concursos públicos em todo território nacional, atuando de maneira personalizada para a entidade que atende.

Nos últimos anos, a AOCP tomou frente de diversos concursos por todo o Brasil, inclusive na área médica, não se limitando ao ENARE. Podem ser citados como exemplos, a organização dos processos seletivos da Secretaria de Estado de Saúde da Bahia e do Distrito Federal (SES-BA e SES-DF), no ano de 2021.

O que muda no Enare com a nova banca?

Mesmo seguindo uma mesma padronização nos conteúdos abordados em todos os anos, a avaliação do ENARE este ano pode sofrer alterações em sua formulação de questões, tendo em vista a mudança da banca para a FGV.

O que é evidenciado, de acordo com provas da mesma instituição, é o detalhamento das questões elaboradas, sendo assim necessário uma boa interpretação para o entendimento de terminologias específicas, por exemplo.

Além disso, é identificada a abordagem de todos os conteúdos divulgados nos editais, não deixando nenhum deles ausente na prova.

Banca do Enare: Análise Curricular

A mudança da banca avaliadora não afetará somente a prova objetiva, mas também a análise curricular do ENARE. É possível destacar a adesão de mais um critério de avaliação que, na última edição eram contabilizados treze, mas agora a segunda fase, conta com mais um critério, totalizando quatorze.

Além disso, foram aderidos componentes em alguns critérios solicitados pelo edital 2024/2025, contabilizando mais algumas exigências para a análise dos documentos para a segunda fase do processo.

Como se preparar para o Enare 2024/2025

O Grupo MedCof oferece uma metodologia exclusiva para que você se prepare para o ENARE 2024/2025! Além disso, buscamos atender de maneira didática e eficiente os seus desejos de estudos, elaborando conteúdos únicos para te ajudar nesse momento tão importante da sua vida. Vem com a MedCof!

POSTS RELACIONADOS