O Cateter Nasal de Alto Fluxo (CNAF) se popularizou no serviço de saúde durante a pandemia de Covid-19. Mas você está por dentro das controvérsias e atualizações? Então confira os estudos mais recentes!
Resumo
Cateter Nasal de Alto Fluxo
O Cateter Nasal de Alto Fluxo ou cânula nasal de alto fluxo é uma terapia de suporte respiratório que ganhou destaque nos últimos anos como uma alternativa eficaz para pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica. O dispositivo consiste em um sistema que fornece um fluxo contínuo de oxigênio aquecido e umidificado através de cânulas nasais.
Estudos recentes sobre o CNAF têm fornecido evidências significativas de sua eficácia em diversas situações clínicas, um exemplo é seu papel no tratamento de síndromes respiratórias agudas graves.
[Ilustrações/Grupo MedCof]
Atualizações sobre o uso do CNAF
Contrapondo a oxigenoterapia convencial e aprensetando um método que possa proporcionar mais conforto para os pacientes, psquisas publicadas no New England Journal of Medicine e no Journal of the American Medical Association destacam a capacidade do CNAF de reduzir a necessidade de ventilação mecânica invasiva em pacientes com insuficiência respiratória hipoxêmica.
Além disso, o uso do cateter nasal de alto fluxo em pacientes pediátricos com bronquiolite demonstrou a redução na necessidade de internação hospitalar e melhora na oxigenação em comparação com outras terapias.
Pensando nisso, o guideline mais recente de SARA (ESICM, 2023) recomenda uso de CNAF nos pacientes com insuficiência respiratória hipoxêmica para evitar intubação. Entretanto, o benefício em termos de mortalidade ainda é questionável.
Dica do especialista
O efeito fisiológico do CNAF é uma possível previsão. Provavelmente o CNAF diminui o espaço morto, porque o fluxo de ar alto e constante vai “empurrando” o ar rico em CO2 e trocando por um ar rico em O2, isso pode diminuir o desconforto respiratório do paciente. Além disso, existe o efeito de gerar uma pequena PEEP (cerca de 3 cmH2O), o que pode melhorar um pouco a oxigenação.
Dr. Douglas Toledo
Médico pela UFES, Clínico Geral pela USP-SP, Intensivista pela USP-SP, além de Preceptor da residência de Medicina Intensiva da USP-SP
E aí, conseguiu entender as possibilidades do cateter nasal de alto fluxo? Portanto, não perca nossos posts e se prepare para as provas residência médica!
Conquiste a aprovação!
As provas de residência estão cada vez mais perto! Se você quer ser mais um aprovado nas melhores residências médicas do país, então conheça o Grupo MedCof! Temos um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2023/2024!