Cirurgia da Mão: o que é, o que faz e como se especializar

0
38
uma mão com alguns pontos recem operada e duas mãos segurando-a com luvas cirúrgicas.
Uma mão com suturas na região do dedo mínimo, evidenciandoum procedimento ali realizado.

Fonte: Uma mão com suturas na região do dedo mínimo, evidenciando um procedimento ali realizado.

Conheça neste texto uma especialidade médica focada somente em uma região do corpo humano! Saiba as especificidades, casos, exames e doenças relacionados à área da Cirurgia da Mão.

O que é Cirurgia da Mão?

Como o próprio nome já diz, se trata de uma especialidade na qual o foco principal são os procedimentos realizados nas mãos, os quais são realizados de maneiras incisivas e delicadas. Portanto, é notório o conhecimento anatômico da região por parte do profissional especializado.

Essa especialidade busca atender problemas, sejam eles crônicos ou não, nessa região tão complexa, composta por ossos (27 no total), articulações, músculos, ligamentos, nervos e tendões, o que torna seu manejo direcionado a um só espaço.

O que faz um cirurgião de mão?

Antes de qualquer incisão, o cirurgião de mão realiza uma análise completa da região, verificando os procedimentos necessários, se a causa é crônica, patológica ou por trauma, validando um diagnóstico e, por fim, a intervenção cirúrgica da mão. Vale lembrar que, dependendo do caso atendido, o especialista lidará também com as regiões do punho e antebraço.

Com o direcionamento e a prática correta, o cirurgião de mão busca a reabilitação dessa parte, possibilitando a permanência de todas as funções exercidas pelas mãos. Para isso, o especialista pode utilizar de variados procedimentos, mas, em sua maioria, são feitas microcirurgias para o manejo desses processos.

Quando a cirurgia da mão é indicada?

O primeiro passo para a verificação da necessidade de uma cirurgia da mão é a procura de um médico especializado nesta área, pois este terá o conhecimento necessário para diagnosticar, tratar e, dessa maneira, prosseguir com intervenção cirúrgica.

O especialista na área irá analisar se o caso abordado causa limitação dos movimentos, dores constantes, perda de funcionalidades e o desenvolvimento de problemas crônicos ou traumáticos na região.

Quais os riscos de uma cirurgia na mão?

Assim como toda incisão cirúrgica, a cirurgia na mão pode apresentar alguns riscos, sejam eles antes, após ou durante o procedimento. Em suma, o que pode acontecer durante esse período são infecções, lesões em nervos e ligamentos e sangramentos, por exemplo.

Contudo, por ser uma área que utiliza da microcirurgia para a realização de procedimentos, se torna um processo bastante incisivo e seguro para o paciente, garantindo a completude de sua saúde.

Quais são os tipos de cirurgia de mão?

Apesar de abordarem uma mesma região do corpo, os procedimentos realizados, muitas vezes, se alteram para atender o caso atendido. Veja, na lista abaixo, quais são os tipo de cirurgias com um maior número de realizações:

Cirurgia Reconstrutiva

Nesse tipo de incisão, o profissional visa a recuperação estética da mão, restaurando a forma anatômica da região, assim como restabelecendo suas funções pragmáticas. Essa forma de procedimento é indicada em casos de lesões, traumas, queimaduras, deformidades ou tipos de enfermidades.

Microcirurgia

Como mencionado, para todo trabalho incisivo feito nas mãos é necessário que seja feita uma maior verificação de todos os detalhes, ainda mais quando se tratam de ligamentos, tendões, nervos e ossos que, comparados a outros presentes em nosso corpo, se mostram minúsculos.

A microcirurgia busca atender, em todos os procedimentos, a necessidade do manejo com partes mais delicadas e torna ainda mais certeira toda cirurgia ali feita. Nesse formato, o profissional consegue abranger pontos que, sem uma estrutura necessária, não conseguiriam, facilitando a recuperação, objetivo e reabilitação do procedimento.

Cirurgia Traumática

 Em casos de quedas, acidentes ou lesões que levem a luxações, torções ou fraturas é avaliada a necessidade de uma cirurgia traumática na mão. Esses procedimentos garantem o contínuo funcionamento desta parte, auxiliando e, até mesmo, prevenindo que aquele acontecimento acometa sequelas à região.

Doenças Degenerativas

Como já mencionado anteriormente, a cirurgia da mão busca não só o tratamento e recuperação de casos acidentais e/ou traumáticos, sendo também direcionada ao cuidado de doenças degenerativas dessas extremidades.

Por meio de técnicas cirúrgicas especializadas, os procedimentos visam a reabilitação e reconstrução de tendões ou ligamentos que, muitas vezes, acabam sendo afetados por essas enfermidades, como por exemplo a osteoartrite.

Doenças Congênitas

Ainda no campo de problemas que  possam afetar diretamente as mãos, um tópico importante a ser tratado é sobre as doenças congênitas. As cirurgias, quando bem direcionadas, podem reestruturar a mão, exercendo as funções necessárias para aquela recuperação da extremidade.

Dentre os exemplos de alterações congênitas presentes nas mãos, podemos evidenciar a polidactilia, sindactilia e hipoplasia do polegar.

Doenças Infecciosas

Não limitando a problemas congênitos e traumáticos, as mãos podem também sofrer de doenças infecciosas que, muitas vezes, para que seja atendida toda a completude do tratamento, são necessários procedimentos cirúrgicos para a resolução.

Pode ser ressaltado, como exemplo de doenças infecciosas nas mãos, a tenossinovite infecciosa do flexor, na qual a bainha do tendão flexor acaba se inflamando, sendo necessária a drenagem cirúrgica para a reabilitação.

Quais doenças o cirurgião de mão trata?

Assim como em outras especialidades médicas, há uma incidência de casos abordados na área da cirurgia da mão. Veja abaixo os principais exemplos desse acometimentos.

Síndrome do Túnel do Carpo

A Síndrome do Túnel do Carpo é um distúrbio causado pela constrição de um nervo presente no canal do carpo, conhecido como nervo mediano. Esse canal se mostra importante também pela passagem de tendões flexores, além de ligar a mão e o antebraço.

Dedo em Gatilho

É considerado o Dedo em Gatilho um problema direto em um dos tendões flexores presentes nos dedos, causando assim o travamento deste no movimento de abrir e fechar a mão, enfatizando a dificuldade no deslize do tendão para dentro da bainha.

Fraturas e Luxações

Tanto luxações, lesões e fraturas, se mostram uma urgência para o seu reparo, logo, a cirurgia de mão visa a recuperação e reabilitação dessa parte, como o rompimento de um tendão ou ligamento ou a quebra de um osso.

Tendinite

Tendinites, de maneira simples, podem ser consideradas como inflamações que acometem os tendões, sejam eles em diversas partes do corpo humano. Nesse caso, os tendões afetados estão localizados nas mãos.

Artrite

Assim como as tendinites, as artrites são caracterizadas por inflamações, porém, nesses casos, são as que acontecem nas articulações, causando deformidades, dores e, por vezes, o não desempenho total das funções estabelecidas para aquela região.

Nas mãos, a artrite pode se desenvolver nos dedos, causando inchaço e, dependendo do grau estabelecido, pode afetar os movimentos dessa parte.

Doenças Congênitas

Estabelecidas desde o nascimento, as doenças congênitas nas mãos podem apresentar deformidades e limitações de movimentos, afetando a vida dos pacientes de diferentes maneiras, sejam elas funcionais ou estéticas.

Para exemplificar essas enfermidades, podem ser destacados casos como os de Polidactilia, Síndrome da Banda Amniótica, Artrogripose e Mão de Fenda.

Quais exames um cirurgião de mão solicita?

Os exames solicitados por um cirurgião de mãos irão depender de cada caso atendido, logo, serão requisitados aqueles que atenderão a necessidade que o profissional precisar. Veja na lista abaixo quais os principais testes solicitados pelos cirurgiões de mãos.

Exames de Imagem

Muito utilizado para a verificação de traumas, deformidades e, até mesmo, para uma análise rotineira de acompanhamento, os exames de imagem auxiliam com uma visão completa da região, facilitando a interpretação e diagnóstico de alguns casos específicos.

Podemos ressaltar, dentro deste tipo de avaliação, a ressonância, a radiografia e as ultrassonografias, das quais ajudam a entender, de maneira abrangente, a estrutura da extremidade, facilitando no diagnóstico e no processo cirúrgico.

Exames Laboratoriais

Como já desenvolvido no texto, algumas infecções podem acarretar em sérios problemas na mão, sendo necessário o diagnóstico o mais breve possível para que não haja nenhuma outra forma de acometimento.

Para isso, exames laboratoriais, como o de sangue, podem ajudar na identificação e, consequentemente, no tratamento de uma enfermidade infecciosa presente na região.

Eletromiografia

De maneira rápida e simples, porém muito precisa, a Eletromiografia busca identificar problemas presentes nos músculos e nervos da mão, auxiliando assim o profissional no diagnóstico, tratamento e cura de qualquer acometimento no sistema muscular e nervoso  da região.

Artroscopia

A artroscopia consiste em um exame no qual são feitas duas pequenas incisões na região do punho, a fim de de passar uma cânula com o artroscópio, levando-o até a região analisada e verificando a incidência de algum caso, como artrite, artrose ou cisto de punho ou mão.

Como se tornar um cirurgião de mão?

Sendo uma especialidade de pré-requisito, o candidato que desejar seguir na atuação de cirurgia de mão precisa ter passado já o período de graduação e, depois, deverá ter uma especialidade definida, sendo ela a de cirurgia geral. Dessa maneira, o profissional, sendo aprovado na residência, poderá seguir como cirurgião de mão.

Quanto tempo dura a residência em cirurgia da mão?

Para atuar na área, o profissional de cirurgia da mão precisará passar pelos dois anos de residência para a especialidade. Além disso, no final do curso, o médico realizará uma prova exclusiva aplicada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, enfatizando ainda mais suas habilidades para o exercício da profissão.

 Quanto ganha um cirurgião de mão?

Assim como para outras especialidades, a remuneração para essa especialidade pode variar de acordo com a direção tomada pelo profissional, carga horária e local de trabalho. Sendo assim, em média, um cirurgião da mão pode ganhar entre R$7.100,00 a R$27.600,00, sendo esse último o teto salarial, como informa o portal Guia de Carreira.

Conquiste sua vaga na Residência em Cirurgia da Mão com a MedCof!

Pronto para começar os estudos e ser aprovado na residência em Cirurgia da Mão?

A MedCof pode te ajudar nessa jornada! Contamos com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Acesso nosso canal do YouTube e saiba mais.