Após passar pelos anos de faculdade, muitos médicos anseiam por passar em uma residência médica e se tornarem especialistas em alguma área. Assim, é preciso conhecer as diversas especialidades antes de escolher a ideal e a cirurgia do trauma é uma delas.
Conhecer a fundo essa especialidade é uma tarefa muito importante, pois a cirurgia do trauma só foi reconhecida em 2011, ou seja, é recente e muita gente ainda não sabe do que ela se trata, como é a rotina de um profissional que trabalha nessa área e nem mesmo a diferença de cirurgia do trauma para a medicina de emergência, outra especialidade bastante nova.
A cirurgia do trauma como especialidade nasce da observação de que os diversos acidentes diários estavam causando lesões e ferimentos graves nos pacientes, cujas especificidades demandavam um profissional especialista nessa área.
O que é cirurgia do trauma?
A cirurgia do trauma é uma das 55 especialidades médicas reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Na prática, a cirurgia do trauma é uma subespecialidade da cirurgia geral.
Os médicos que são especialistas em cirurgia do trauma possuem como foco voltado para o tratamento das pessoas que sofreram algum acidente que gerou lesões, fraturas, e outros traumas do tipo e que demandam procedimentos cirúrgicos.
O tratamento do cirurgião de trauma começa desde o momento que o paciente chega no hospital, até a hora que ele recebe a alta. Essa integralidade do serviço ocorre, pois é preciso estabilizar o paciente (o que pode ser difícil dependendo do caso), o conter e tratar os danos do acidente.
Cirurgia do trauma e medicina de emergência: qual é a diferença?
A principal diferença entre cirurgia do trauma e a medicina de emergência é que aquela está envolvida com os procedimentos cirúrgicos decorrentes de um trauma, ao passo que esta se relaciona com os atendimento pré-hospitalar e hospitalar de pacientes envolvidos em acidentes, entretanto sem realizar cirurgias.
Como é trabalhar com cirurgia do trauma?
A verdade é que é praticamente impossível definir uma rotina para um médico especializado em cirurgia do trauma, visto que os traumas causados nas pessoas devido aos mais diversos acidentes possuem diferentes naturezas: alguns deles são mais graves, outros menos danosos.
O salário dos profissionais especializados em cirurgia do trauma está em uma média de 6,3 mil, sendo essa a remuneração por 21 horas trabalhadas por semana, entretanto esse valor pode variar muito a depender do serviço, carga horária e local de atuação.
Qual residência devo fazer para cirurgia do trauma?
Como a cirurgia do trauma é uma subespecialidade da cirurgia geral, é necessário cursar a residência em cirurgia geral previamente ao ingresso na cirurgia do trauma.
Sendo primeira ou segunda residência, tendo muitos ou poucos concorrentes, estudar para essa prova e realmente se preparar para ela é crucial. Se você deseja ser especialista em cirurgia do trauma ou em qualquer outra especialidade médica, conheça já o MedCof e seus efetivos cursos preparatórios.
Playlist
4 Vídeos
REVISÃO definitiva de Trauma: TUDO o que você precisa saber para GABARITAR as questões da RESIDÊNCIA
1:19:56
SEMANA HIIT R+ CIRURGIA – Aula 02: Trauma
1:16:16
SEMANA HIIT CCP – Aula 04: Trauma
1:16:56
Código da Aprovação #02 -Revisão Trauma avançado para Perdidos
55:56