Os tumores neuroendometriais são neoplasias originadas de células enterocromafins-like do corpo gástrico, afetando o mecanismo hormonal do estômago. Existem diferentes tipos de TNEs (tumores neuro endometriais), classificados de acordo com o órgão de origem e o tipo de hormônio produzido. Os mais comuns são os tumores neuro endócrinos gastrointestinais (TNE-GI). Normalmente esses tumores têm comportamento indolente, mas podemos representar seus efeitos assim:
Classificação
A separação dos tipos de tumores leva em consideração a porcentagem da neoplasia, o tamanho, idade, sexo e outros aspectos especificos. De acordo com essas especificidades, podemos separar em 3 tipos:
TIPO 1
Correspondendo a 80% dos casos diagnosticados, esse tipo está relacionado a doença autoimune (gastrite crônica atrófica) que causa a produção de anticorpos anti-célula parietal/ anti-factor intrínseco. Esses anticorpos geram a destruição de células parietais, levando a hipergastrinemia, que estimula as células enterocromafins e, então, o tumor neuroendócrino.
Encontrado com maior frequência em mulheres, essa condição também pode se associar à anemia perniciosa, e, apesar dos sintomas associados, possui baixa probabilidade de metástase e, por isso, bom prognóstico.
TIPO 2
Esse tipo está relacionado com apenas 7% dos casos, mas apresenta vários pólipos evidentes que facilitam a identificação. Associado à gastrina Sd. Zollinger-Ellison ou com o NEM 1, pode ser diagnosticado por meio de EDA com biópsia gástrica (a mucosa é normal ou há hipertrofia das pregas gástricas) e com visualização de pH<2. Os tumores polipoides, ou gastrinomas, estão localizados no triângulo de Pássaro ( ducto cístico com o ducto hepático comum). A prevalência entre os sexos é equivalente, a probabilidade de metástases também é baixa e, assim, o prognóstico também é favorável.
TIPO 3
Também conhecido como carcinoma neuroendócrino, esse tipo é identificado por apresentar, normalmente, uma lesão única, ulcerada e infiltrativa. A nomenclatura já nos elucida quanto ao alto potencial metastático, promovendo um péssimo prognóstico. Com prevalência maior entre homens, esse tipo apresenta, apesar das lesões esporádicas, pH estomacal normal e mucosa gástrica normal.
Curiosidade
A síndrome carcinoide é uma síndrome rara associada aos TNEs de localização gástrica. Os pacientes apresentam rubor característico devido a produção de histamina e metabólitos de serotonina na circulação. O tratamento está direcionado aos sintomas específicos (usando, normalmente, análogos de somatostatina e interferon alfa).
O método que te aprova!
Quer alcançar a aprovação nas provas de residência médica? Então seja um MedCoffer! Aqui te ajudaremos na busca da aprovação com conteúdos de qualidade e uma metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes no país! Por fim, acesse o nosso canal do youtube para ver o nosso material.