32.2 C
São Paulo
sexta-feira, 03 maio
InícioCarreira MédicaCNRM denuncia irregularidades na prova de Residência Médicada IAMSPE 2024

CNRM denuncia irregularidades na prova de Residência Médicada IAMSPE 2024

IAMSPE publica orientações para aprovados em processo seletivo 2024 após denúncia de cnrm

Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) formalizou denúncia sobre o processo seletivo de Residência Médica do IAMSPE 2024 seja cancelado. Confira a resposta do Instituto.

Sumário

CNRM denuncia irregularidades na prova de Residência Médica da IAMSPE 2024

 

Nessa segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a Comissão Nacional de Residência Médica formalizou denúncia à Coordenação Geral de Residências Médicas (CGRS) solicitando a invalidação do processo seletivo efetuado. Além disso, solicitou também a realização imediata de um novo processo seletivo que seja acompanhado pela Comissão Estadual de Residência Médica do Estado de São Paulo (CEREM/SP).

 

De acordo com a CNRM, a prova objetiva para candidatos a especialidades de Acesso Direto do Processo Seletivo para Residência Médica IAMSPE 2024 apresentou irregularidades. Dessa forma, a acusação deve-se pelo fato de que o exame, que aconteceu dia 7 de janeiro como única etapa da seleção, não contava com questões que abordavam Medicina Preventiva e Social, Medicina de Família e Comunidade e Saúde Coletiva. Além disso, contava com o dobro de questões estimadas pela CNRM sobre Ginecologia e Obstetrícia.

 

Segundo a resolução n°17 21 de dezembro de 2022 pela CNRM, para ingresso aos Programas de Residência Médica de especialidades médicas com Acesso Direto, a prova da primeira fase deverá constar igual número de questões para cada grande área da medicina. Sendo assim, as grandes áreas são: Clínica Médica; Cirurgia Geral; Pediatria; Obstetrícia e Ginecologia; Medicina Preventiva e Social, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva. Dessa forma, por contrariar a resolução, a CNRM acusa o processo seletivo de ser invalido. 

IAMSPE comunica que o cronograma de matrículas se mantém

 

Hoje, dia 27 de fevereiro, a IAMSPE publicou um comunicado para manifestar seu posicionamento sobre a denúncia recebida e orientar os aprovados no processo seletivo.

 

Sendo assim, o Instituto explica que sua COREME teve acesso à denúncia apenas por mídias sociais. Além disso, a Superintendência da IAMSPE e setor jurídico entrarão em contato com a CNRM e tomarão as devidas providências.

 

Dessa forma, orientou que os aprovados sigam o cronograma de matrículas e compareçam para posse da residência no dia 1 de março de 2024. Por fim, frisou que os aprovados conquistaram a vaga em um processo seletivo que primou pela lisura e organização do evento.

Nota de esclarecimento de IAMPSE sobre ausência de questões de uma das grandes áreas

 

Devido a inúmeros questionamentos por parte de candidatos que realizaram a prova, o IAMSPE publicou no dia 8 de janeiro uma nota de esclarecimento. Nela, explica a ausência de questões sobre Medicina Preventiva e Social, Medicina de Família e Comunidade, Saúde Coletiva.

 

Dessa forma, esclarece que o processo seletivo foi elaborado e conduzido pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN). Além disso, manifesta que não houve discriminação do conteúdo programático, seja para Medicina Social, Urgência e Emergência, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Pediatria e Ginecologia e Obstetrícia em seu Edital de Abertura de Inscrições, e que não houve contestação dentro do prazo estipulado sobre o Edital.

 

Por fim, pontua que o processo visava selecionar candidatos mais preparados para atender aos pacientes do Hospital do Servidor Público Estadual que tem a particularidade de serem habitualmente pacientes mais idosos, portadores de doenças crônicas e degenerativas.

 

Confira as notas de esclarecimentos mencionadas:

Nota de esclarecimento sobre ausência de grande área na prova Nota de esclarecimento sobre denúncia de CNRM

Como foi o Processo Seletivo para Residência Médica IAMPSE 2024?

 

Em novembro de 2023, o IAMSPE abriu o Processo Seletivo para Residência Médica 2024 tanto para especialidades Pré-Requisito quanto para Acesso Direto e Áreas de Atuação. Contando com um total de 228 vagas, sendo 147 para especialidades de Acesso Direto, 13 para Áreas de Atuação e 68 para Pré-Requisito.

 

O processo ocorreu em uma única etapa, sendo a prova objetiva aplicada dia 7 de janeiro de 2024. Enquanto os candidatos de Acesso Direto e Pré-Requisito tiveram três horas para responderem 80 questões, os de Áreas de Atuação tiveram o mesmo tempo para solucionar 40 questões.

O método da sua aprovação

 

A metodologia do Grupo MedCof já aprovou mais de 10 mil residentes em todo o país. Quer entrar para nossa estatística? Confira o conteúdo abaixo e outros disponíveis no canal do YouTube sobre como otimizar seus estudos usando nosso método:

POSTS RELACIONADOS