21.4 C
São Paulo
quinta-feira, 21 novembro
InícioGastroenterologiaColangite aguda: Quando suspeitar?

Colangite aguda: Quando suspeitar?

A colangite aguda é uma condição clínica complexa e potencialmente grave que envolve a inflamação e infecção dos ductos biliares intra-hepáticos e extra-hepáticos. Essa condição requer uma abordagem diagnóstica rápida e precisa para o tratamento adequado.

Nesse post você vai aprender a quando suspeitar desta condição.

Definição

Caracterizada pela estase e infecção ascendente dos ductos biliares, podendo ter uma evolução para sepse e choque, esta é a definição de Colangite aguda. Cálculos biliares impactados, estenose biliar, tumores ou outras anormalidades que afetam o fluxo normal da bile, são algumas das condições que a estase por obstrução pode causar.

A obstrução dos ductos biliares pode levar ao acúmulo de bile, assim, tornando um ambiente propício para o crescimento bacteriano e a infecção.

Apresentação Clínica

A colangite é uma síndrome clínica caracterizada por dor abdominal no quadrante superior direito, icterícia, febre, calafrios, náuseas e vômitos.

Sendo assim, em casos mais graves, a colangite aguda pode levar ao desenvolvimento de sepse e choque, tornando-se uma condição potencialmente fatal.

Investigação

Portanto, caso apresentem essa manifestação clínica, os pacientes devem ser investigados para Colangite Aguda.

Exames laboratoriais, como a dosagem de bilirrubina e das enzimas hepáticas, podem fornecer informações importantes sobre a função hepática e indicar a presença de obstrução biliar.

A ultrassonografia abdominal é frequentemente utilizada como exame inicial para identificar possíveis cálculos biliares ou outras anormalidades nos ductos biliares. Entretanto, com quadro clínico característico e alteração da bioquímica hepática, pode-se solicitar diretamente a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE).

Por fim, para o tratamento adequado e para evitar complicações graves, a suspeita clínica e a identificação precoce da colangite aguda são essenciais.

O método que te aprova

Para garantir a aprovação na residência dos seus sonhos, conheça o grupo MedCof e a metodologia que já aprovou mais de 10 mil residentes pelo país. Confira abaixo o episódio do nosso podcast papo de aprovado em que nossos coordenadores conversam com quem pode comprovar na prática a recompensa de confiar em nosso método:

POSTS RELACIONADOS