19.2 C
São Paulo
sexta-feira, 22 novembro
InícioPediatriaColestase em lactentes: saiba como identificar!

Colestase em lactentes: saiba como identificar!

Colestase, colestase o que é, colestase biliar, colestase neonatal, sintomas de colestase, colestase causas,

Colestase em lactentes: saiba como identificar!

A colestase em lactentes é uma condição preocupante que afeta a via biliar e resulta na obstrução ou interrupção do fluxo normal da bile. Sendo assim, neste post vamos tratar especificamente desta condição em neonatos.

Leia a seguir

Colestase: Definição

A colestase em lactentes refere-se à persistência da icterícia além de duas semanas de vida, com aumento dos níveis de bilirrubina direta (> 1 mg/dL). Desse modo, essa condição indica um mau funcionamento do fígado ou das vias biliares, que são responsáveis pelo processamento e eliminação da bile.


medcof residencia medica, curso Intensivo para Residência Médica, curso para residência médica, medcof hiit, aulas medcof,

Quadro clínico

Os principais sinais e sintomas da colestase em lactentes incluem icterícia prolongada (coloração amarelada da pele e olhos), fezes claras ou acinzentadas, urina escura, prurido (coceira), distensão abdominal e ganho de peso inadequado.

Além disso, os bebês podem apresentar sinais de deficiências nutricionais e serem mais suscetíveis a infecções decorrente da má absorção de vitaminas lipossolúveis.

Ademais, a colestase em lactentes é uma condição potencialmente grave e que em muitos casos, mesmo com o tratamento adequado leva o paciente a desenvolver uma cirrose biliar.

 

Etiologia

Existem diversas causas possíveis para a colestase em lactentes. Entre as mais comuns estão a atresia de vias biliares, que é uma malformação congênita, e as doenças genéticas, como a síndrome de Alagille e a colestase intra-hepática familiar progressiva.

Entretanto, outras causas incluem infecções, distúrbios metabólicos, hepatite viral, doenças autoimunes e uso de medicamentos hepatotóxicos. Dessa forma, as causas podem ser divididas em extra e intra-hepáticas, como causas extra-hepáticas temos a atresia de vias biliares e cisto de colédoco, as demais causas são intrahepáticas.

Colestase, colestase o que é, colestase biliar, colestase neonatal, sintomas de colestase, colestase causas,
Fonte: SILVA, Beltrão e Maia (2022)

Investigação diagnóstica

A investigação da colestase em lactentes deve ser conduzida de forma abrangente para determinar a causa subjacente. Assim, recomenda-se realizar uma série de exames, como dosagem de bilirrubina total, direta e indireta, testes de função hepática, perfil de coagulação, exames sorológicos para infecções virais, ultrassonografia abdominal e pesquisa de marcadores genéticos específicos. Esses exames auxiliam na identificação da causa da colestase e orientam o manejo adequado.

Colestase em lactentes: Quando encaminhar para o especialista?

O encaminhamento para um especialista em gastroenterologia pediátrica ou hepatologia pediátrica é indicado em TODOS casos de colestase em lactentes. Alguns sinais de alerta para encaminhamento incluem:

  • Icterícia intensa;
  • Hiperbilirrubinemia direta (> 1mg/dL);
  • Presença de organomegalias;
  • Falha de crescimento;
  • Sintomas associados a outras doenças sistêmicas;
  • Ausência de melhora após a investigação inicial.

 

Portanto, o especialista que tem o conhecimento necessário para realizar uma avaliação mais detalhada, realizar exames especializados e elaborar um plano de tratamento individualizado.

A colestase em lactentes é uma condição que requer atenção e investigação adequadas. Por fim, a definição precoce da causa base da colestase é essencial para o manejo adequado e melhores desfechos para o paciente.

Colestase, colestase o que é, colestase biliar, colestase neonatal, sintomas de colestase, colestase causas,

Conquiste a aprovação!

As provas de residência estão cada vez mais perto! Se você quer ser mais um aprovado nas melhores residências médicas do país, então conheça o Grupo MedCof! Temos um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2023!

medcof residencia medica, curso Intensivo para Residência Médica, curso para residência médica, medcof hiit, aulas medcof,

HIIT MedCof

Mas, se você é novo por aqui, que tal conferir a Semana HIIT? Este foi um evento 100% gratuito e online que te permitirá conhecer um pouco do nosso método de ensino que te passa todo conteúdo cobrado nas provas em apenas 12 semanas!
Todas as aulas já estão disponíveis no nosso canal do Youtube, assim você poderá conhecer um pouco do que o nosso curso intensivo para residência médica pode te oferecer. Veja o que alguns tem a dizer sobre a experiência deles com o Grupo MedCof.

GrupoMedcof
GrupoMedcofhttps://www.grupomedcof.com.br/
Grupo MedCoF, estamos comprometidos em fornecer conteúdo de alta qualidade para estudantes de medicina, médicos e futuro residentes.
POSTS RELACIONADOS