20.3 C
São Paulo
quinta-feira, 21 novembro
InícioCirurgia GeralComo pé diabético é cobrado na prova de R1 acesso direto USP-SP

Como pé diabético é cobrado na prova de R1 acesso direto USP-SP

Presente na prova de R1 acesso direto da USP-SP, pé diabético é uma das complicações da diabetes que pode estar presente na próxima prova. 

A fisiopatologia, diagnóstico, conduta e tratamento desse quadro já está disponível de forma gratuita em nosso canal do youtube. 
Nessa aula, a Dra Tayrine Mazzoti, em poucos minutos, irá informar tudo o que você precisa saber sobre pé diabético para a prova de residência médica, inclusive sobre a conduta, parte do tema que foi cobrado nos últimos anos em questões. 

Questões

1) R1 acesso direto – USP-SP, 2019

Mulher, 66 anos, portadora de diabete melito há 12 anos, procura o hospital com quadro de úlcera plantar infectada de odor fétido, flegmão ascendente e pulsos periféricos palpáveis. Inicia antibioticoterapia.

Foto: reprodução da prova de R1 acesso direto – USP-SP, 2019

Qual é a conduta complementar?

a) Enxerto femoropoplíleo.
b) Desbridamento.
c) Endarterectomia e curativos seriados.
d) Amputação primária.

    2)  R1 acesso direto – USP-SP, 2023

    Homem, 65 anos, com diagnóstico de diabetes mellitus há 10 anos, procura serviço médico com história de surgimento de lesão em face medial e dorso do pé direito há 10 dias, após caminhada com um sapato novo. Nega claudicação prévia. Ao exame clínico, além da lesão da foto a seguir, apresenta pulsos poplíteo e tibiais presentes.

    Qual é a conduta?

    Foto: reprodução da prova de R1 acesso direto – USP-SP, 2023

    a) Amputação transtibial primária.
    b) Arteriografia e revascularização.
    c) Desbridamento e antibioticoterapia.
    d) Aguardar delimitação da necrose.

      Gabarito

      1. B

      Desbridamento. Paciente apresenta um úlcera plantar infectada, associada provavelmente a diabetes mal controlada, possuindo indicação de desbridamento dos tecidos desvitalizados.

      1. C

      Desbridamento e antibioticoterapia. Lesão com alta influência do diabetes, não isquêmica, tratamento com desbridamento e antibioticoterapia.

      Q Bank

      Essas e outras questões você encontra em nosso Q Bank, o banco de questões mais completo para a preparação para a prova de residência médica, com questões comentadas por especialistas.Além disso, nosso banco de questões conta com inteligência artificial para programar revisões espaçadas, registrar métricas de desempenho e obter respostas para suas dúvidas de forma quase instantânea por meio do CofBot, uma ferramenta que identifica rapidamente quais questões e aulas estão relacionadas às dúvidas dos alunos.

      Giulia Gallucci
      Giulia Gallucci
      Estudante de Medicina. Entusiasta da organização e da atividade fisica.
      POSTS RELACIONADOS