19.4 C
São Paulo
sexta-feira, 22 novembro
InícioCarreira MédicaComo se preparar para deixar a faculdade e ingressar na residência

Como se preparar para deixar a faculdade e ingressar na residência

Uma das grandes dúvidas dos estudantes de medicina quando começam a pensar na preparação para residência consiste em como fazer isso da melhor forma possível. Vários questionamentos, incertezas e sentimentos  surgem. Pensando em ajudar a todos vocês que vão enfrentar esse processo no ano que vem, aqui estão algumas dicas que podem te auxiliar durante essa fase. Confira!

Primeiro desafio: a escolha da residência

Sim, tarefa que não é nada fácil. Qual especialidade escolher, como saber se vai se identificar com a área escolhida e se é isso mesmo que você gosta e quer fazer. Uma maneira que pode te ajudar nessa decisão é ir em busca de acompanhar médicos da especialidade cogitada e acompanhar sua rotina. 

Segundo desafio: planejamento do processo 

Acredito que há três palavras-chave para isso: disciplina, foco e organização. Essa é a base fundamental para definir sua meta e, assim, os objetivos necessários para alcançá-la. Não, não é um trabalho fácil, levando em conta a carga horária exaustiva dos dois últimos anos de curso, as cobranças, internas e externas, o cansaço e as abdicações que precisam ser feitas. Mas algo para se ter em mente que ajuda a não desistir do processo: é uma fase!

Terceiro desafio: escolha do método de estudo 

Estabelecer um método de estudo que otimize seu tempo e aquele que você mais rende e se identifique é fundamental, seja resumos, flashcards, assistir aulas ou resolver questões. Além disso, a escolha de um curso preparatório voltado para as provas de residência pode ser um ponto-chave na sua preparação. 

Nesse sentido, o MedCof possui uma plataforma muito completa, que contempla aulas, banco de questões extenso, tanto com questões autorais quanto com questões das bancas avaliativas de todos os estados, além da inteligência artificial. Esta última te ajuda, e muito, na organização do seu cronograma de estudos e na cronologia das suas revisões. De acordo com seu rendimento nas questões e com a escolha do local de residência a qual você deseja, a inteligência artificial consegue identificar os temas que você possui mais dificuldade e facilidade e, assim, programar as revisões espaçadas. 

Um ponto que acho bem legal para essa fase inicial de organização, é ir atrás de amigos e veteranos que estão vivendo ou já viveram todo esse processo. Conversar sobre o que eles acharam que foi fundamental para sua preparação e, também, aquelas estratégias que não deram certo para eles. Lembrando que essa conversa serve para te ajudar a clarear as ideias e traçar um plano que funcione para você!

Além de toda organização acadêmica, é bom a gente lembrar que momentos de descanso e pausa são fundamentais para nossa saúde mental e produtividade. Então, como ponto final, mas não menos importante, algumas dicas para o que fazer quando sentir que precisa de um respiro:

  • Passar um tempo com a família, amigos ou aquelas pessoas que te fazem bem e que te fazem recarregar as energias;
  • Tirar um momento para você, seja para ler um livro, escutar música, caminhar ou assistir um filme/série;
  • Manter uma boa alimentação e prática de exercícios físicos;
  • Realizar (ou pelo menos tentar) higiene do sono.

Realmente, todo esse processo demanda tempo, muito esforço e dedicação, mas no final, tudo vale a pena quando se tem um propósito. 

Conquiste a aprovação

As provas de residência estão cada vez mais perto! Se você quer ser mais um aprovado nas melhores residências médicas do país, então conheça o Grupo MedCof! Temos um catálogo repleto de cursos que te guiarão na jornada para as provas de Residência Médica que ocorrerão em 2024/2025!

POSTS RELACIONADOS